Connect with us

GERAL

Missa trezena marca abertura do 84º festejo em Santo Antônio de Lisboa; veja fotos

Publicado

em

O adro da igreja de Santo Antônio de Lisboa foi agraciado com a presença de diversos fiéis na primeira missa trezena do 84º festejo do santo padroeiro. A cerimônia religiosa foi presidida pelos padres José Marcos e Antônio Ismael e teve como noitários os filhos da terra residentes em Picos.

Neste ano os devotos celebram as festividades com o tema “Com Santo Antônio, alentamos a fé transpondo as provações do tempo presente” e o lema “Exorto-te a reavivar o dom espiritual que Deus depositou em ti” (2 Tim 1,6).

As celebrações do 84º festejo de Santo Antônio adotam todas as medidas preventivas contra a Covid-19 no tocante ao distanciamento com a demarcação no chão, aplicação de álcool em gel e uso de máscaras.

Na homilia do padre Antônio Ismael, foi destacado um pouco da vida de Santo Antônio que nasceu em 1.195, em Lisboa, Portugal. Em entrevista ao portal Cidadesnanet.com o sacerdote falou sobre o santo padroeiro que na época nasceu de uma família abastada, mas que preferiu desapegar de todas as riquezas materiais e seguir os ensinamentos de Cristo.

“O texto da Bíblia que mais parece com a vida de Santo Antônio é o capítulo 6, versículo 33 do evangelho de Mateus que diz: Buscai primeiro ao reino de Deus e sua justiça e tudo isso lhe será dado por acréscimo. Então Santo Antônio viveu esse evangelho do desapego do dinheiro, dos bens que esse mundo oferece, porque ele também se espelhou tanto na palavra de Deus como em São Francisco. Outra passagem que parece mais ainda está em Mateus capítulo 19, e fala da história de um jovem rico, e aí Deus pergunta: se ele quer ser perfeito? Deixa tudo aos pobres e me segue. Aí o jovem rico do evangelho não conseguiu e foi cheio de tristeza, porque preferiu ficar com a sua herança e o seu dinheiro. E Santo Antônio inspirado pelo evangelho e pelo testemunho de São Francisco fez justamente o contrário daquele jovem do evangelho que ao invés de ficar com a riqueza e cheio de tristeza, teve como riqueza apenas Cristo e abandonou todos os bens deste mundo e foi ser feliz com Jesus”, disse o padre Ismael falando da escolha de Santo Antônio.

Publicidade

Entre os fiéis presentes, orando na festa de Santo Antônio, estava Demerval Júnior. O jovem natural de Santo Antônio de Lisboa revelou que sempre participa das festividades e para ele é uma grande honra se fazer presente.

“É uma grande honra estar mais um ano participando da trezena de Santo Antônio como conterrâneo. Nosso festejo está na octogésima quarta versão, sempre contou com a presença dos fies, conterrâneos e pessoas que moram fora. É sempre um prazer e uma grande honra se fazer presente nesta festa que a cada ano só cresce mais e mais com a fé e a devoção do nosso povo em Santo Antônio. Todo ano eu participo. Não é em todas as trezenas, mas as que sempre dão certo eu vir, eu participo”, contou o jovem devoto de Santo Antônio.

O padre José Marcos falou sobre a primeira missa do 84º festejo e salientou que neste ano a comunidade católica soube se adaptar para a realização do festejo. Padre José Marcos é vigário paroquial da Área Pastoral pertencente a Paróquia Imaculado Coração de Maria com sede na vizinha cidade de Francisco Santos.

“Nós estamos já com saudades do momento mais intenso de devoção na nossa região de Santo Antônio de Lisboa porque no ano de 2020 nós não conseguimos, por conta da pandemia, realizar este evento, mas agora já acostumados e sabendo lidar melhor com a situação do novo coronavírus, estamos um pouco mais confortáveis na realização desse momento. Por isso só temos a render graças a Deus e em sintonia com o testemunho de Santo Antônio, estarmos a disposição em serviço a ele”, comentou o sacerdote.

Até o dia 11, durante as missas trezenas haverá quermesses e, estande com camisetas e blusas Baby Look à venda ao preço de R$ 25 reais, estampadas com a imagem de Santo Antônio. Os interessados em adquirir as confecções  podem procurar também na Secretaria da Igreja.

Publicidade

A programação religiosa segue até o dia 13 de junho. A data que encerra o festejo terá às 05h, a alvorada festiva. Logo em seguida, às 07h, a Missa Solene da 84º Festa de Santo Antônio de Lisboa.

Veja mais fotos da 1ª missa trezena

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS