Connect with us

GERAL

Moradores de Santana beneficiados com extensão de rede elétrica destacam qualidade do serviço

Publicado

em

Quem conviveu com uma energia “falha”, presença constante de oscilações, que oferecia riscos aos moradores, sabe bem a diferença de poder utilizar uma rede elétrica segura.  Há 15 dias esta tem sido a realidade de 10 famílias das comunidades de Malhada Vermelha e Engano dos Porém, localizadas na zona rural de Santana do Piauí, após a extensão do sistema elétrico local.

O serviço de extensão da rede elétrica, custeado pela Prefeitura Municipal com apoio do deputado Pablo Santos, substituiu a antiga rede feita de forma rudimentar, com postes de madeira e fiação imprópria, a popular “gambiarra”, por sete postes de concreto e novos fios.

Rede de “gambiarra”

Extensão da nova rede elétrica

A realidade atual agradou os moradores e se tornou motivo de alegria, como destaca o agricultor Erivan Francisco de Sousa, residente na comunidade Malhada Vermelha.

Publicidade

“A energia aqui chegava apenas para uma casa e eram feitas ligações dessa casa para as demais. Com a chegada da nova rede agora ficou bem melhor, cada morador tem sua rede ligada dos postes para a casa e temos iluminação pública também. Melhorou a qualidade da energia e hoje a gente não corre mais risco, porque até os postes de madeira caíam antes”, frisou Erivan Francisco de Sousa.

[Foram mais de 20 anos de espera, para nós uma conquista e um sonho realizado!] Com essa afirmação a moradora Joelma Francisca da Silva, narra a mudança positiva ocasionada pela extensão da nova rede elétrica.

“Aqui agora ficou cem por cento porque quando a gente via uma chuva já se preocupava em desligar as coisas. Meu marido cansou depois de terminar a chuva ter que emendar os fios torados, era muito comum ficarmos sem energia. A diferença tá grande demais, mudou pra melhor”, frisou a moradora.

Quem também compartilha do mesmo pensamento é a aposentada, Anísia Josefa Barros, que reside na comunidade Engano dos Porém. Ela explica que a nova rede trouxe mais segurança, especialmente no período chuvoso.

“Eu sempre dizia porque todo mundo tinha energia boa e nós não tinha. Na chuva faltava muita energia e esperávamos muito tempo até consertar. Sempre cobramos essa energia e agora saiu, estamos usando e boa demais”, enfatizou Anísia Josefa Barros.

Publicidade

A segunda geração da família de Dona Anísia Barros, também foi beneficiada. Seu filho, Mauro Barros, lembra bem os riscos provocados pela rede de gambiarra.

“A gambiarra provocou muito prejuízo, queima de eletrodomésticos. Tínhamos medo pelas crianças também. Mas agora estamos vivendo um novo tempo, usufruindo de uma boa energia”, concluiu.

Inauguração

Sobre a repercussão da inauguração da rede elétrica realizada pela Prefeitura Municipal, os moradores foram enfáticos ao dizerem que não gerou desconfortos, tendo em vista que o serviço só tem servido com qualidade a população local.

Fonte: Folha Atual / Fotos: João Rodrigues

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS