Connect with us

GERAL

Morre padre Lira, o homem do Século XXII que ajudou a transformar o Piauí do Século XX

Publicado

em

A memória é um negócio meio traidor em nosso tempo. Soubemos há pouco do falecimento do sacerdote católico Manoel Parente Lira, 96 anos. Mas poucas e poucos, principalmente quem tem menos de 30 anos, sabem quem foi esse homem. Padre Lira, como era mais conhecido, é uma das grandes figuras da História recente do Piauí.

Já seria uma imensa perda pelo fato de ser uma pessoa que dedicou praticamente toda sua vida ao Sertão do Piauí. Mas Padre Lira é mais que um lutador! É um visionário, uma pessoa à frente do tempo, alguém que batalhou por pessoas e por uma região. Alguém que em tempos da teologia do Papa Francisco já fazia isso desde a metade do Século XX.

Além de ter ajudado uma região inteira a ser menos pobre Padre Lira foi reconhecido internacionalmente por ser um dos primeiros administradores públicos a acabar com o analfabetismo em uma cidade pobre do Hemisfério Sul. E isso ocorreu no Século passado.

Padre Lira era um homem à frente do tempo. Alguém do Século XXII que atuou no Século XX. Isso mesmo: do XXII, muito além da atualidade.

Os sonhos de Padre Lira pararam no mundo terreno nos primeiros minutos da manhã deste domingo. Ele estava muito debilitado e nos últimos anos passara por várias internações. Mas até os últimos dias de vida procurou atuar no Sertão que tanto amara. Procurava saber tudo sobre a Fundação Ruralista, uma das principais ONGs sertanejas do Sul piauiense.

Rígido, metódico, mas de um coração do tamanho da cidade de Dom Inocêncio (a 589 quilômetros de Teresina) Padre Lira fundou aquele município, que fora desmembrado de São Raimundo Nonato em 1988.

Publicidade

Foi prefeito e, mais que isso, conseguiu, ainda antes de qualquer governo municipal do Nordeste falar em erradicar analfabetismo, zerar o número de pessoas sem saber ler naquele rincão do Piauí.

Dom Inocêncio é daquelas cidades nos cafundós do estado, bem seca, mas que graças ao trabalho de Padre Lira e seus seguidores conseguiu formar pessoas mais felizes e cidadãos mais ativos. Qualquer pesquisada na Internet comprova a quantidade de pessoas que agradecem ter sido beneficiadas pelo trabalho social, político e cidadão do sacerdote e equipe.

Padre Lira: dias antes de falecer em Teresina. Foto: Carlos Augusto

Padre Lira sai da vida para entrar para a história. Uma história de personagens cada vez mais raros na contemporaneidade: honestos, que lutaram verdadeiramente pelo povo e que deixam um legado importante, sem máculas de terem sido chamados de corruptos, popularescos ou demagogos. Na carência atual de heróis, pode ser chamado de herói e visionário, pois seu heroísmo consistiu em lugar para que muita gente tivesse cidadania.

“Sertão querido, és o meu berço. Igual a ti outro não há. Aqui nasci aqui estou. Pra te servir, pra te amar”: esse trecho faz parte do Hino da Fundação Ruralista, quase um mantra evocado pelo padre durante seus 70 anos de sacerdócio e 61 anos como político.

Vá com Deus, Padre Lira, e que o mesmo Deus possa enviar mais pessoas com o seu coração, sua garra e trabalho em prol do Sertão do Piauí.

 

Publicidade

Fonte: OOlho, por Orlando Berti.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS