Connect with us

GERAL

MP pede suspensão de concurso e anulação da prova de informática da Sejus

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Piauí emitiu, nesta segunda-feira (10), recomendação ao Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e ao presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) pedindo a suspensão do concurso público para agente penitenciário. A promotora Leida Diniz, da 35ª promotoria de Justiça de Teresina, solicita ainda que seja declarada nula a prova sobre noções de informática, por acreditar que tenha havido violação aos princípios constitucionais da administração pública.

Entre os argumentos apresentados pela promotora Leida Diniz, estão os erros cometidos na correção da prova de informática, assim como a divulgação de gabarito similar em concurso bastante questionado desde o início, o que gera dúvidas por parte dos candidatos pela falta de transparência do certame somadas aos problemas de fraudes ocorridas na primeira fase deste e outros concursos realizados no Piauí e em que o Nucepe estava como banca organizadora.

Outra falha evidenciada pelo MP, consiste nas irregularidades quanto aos procedimentos da primeira prova, realizada no dia 18 de setembro do ano passado.

“Na administração pública não há lugar para dúvida, tudo deve ser claro e transparente. É impositivo à administração o agir com honestidade”, afirmou a promotora.

Os gestores têm o prazo de 10 dias, a contar do recebimento da recomendação administrativa, para apresentar ao Ministério Público Estadual as providências tomadas para o cumprimento das medidas elencadas na recomendação.

Publicidade

Uespi mantém cronograma

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) informou que não há indícios de elementos que comprometam a etapa de aplicação das provas escrita e dissertativa e a realização das próximas etapas do concurso para agente penitenciário.

Estudantes que fizeram a prova do certame, aplicada no último dia 19 de março, revelaram que o gabarito da prova era o mesmo do certame passado, anulado por irregularidades. O concurso foi elaborado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe).

Em nota, a Uespi afirma que, ao analisar os dados referentes ao percentual de acertos da prova de Informática, a comissão organizadora do concurso constatou que apenas 0,02% dos candidatos acertaram todas as 10 questões, e a maior porcentagem de acertos (23,26%) corresponde a apenas três questões.

“Comparando os dados da prova realizada no dia 19 de março de 2017 com os dados da prova realizada em 18 de setembro de 2016, a comissão identificou proporcionalidade no número de acertos em ambas as provas”, diz a nota.

Publicidade

O Nucepe destacou ainda que o cronograma do concurso seguirá sendo cumprido, de acordo com o edital.

Nota de Esclarecimento – Concurso Agente Penitenciário
Acerca do gabarito de Informática da prova escrita do concurso para Agente Penitenciário, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) informa:

1 – Ao analisar os dados referentes ao percentual de acertos da prova de Informática, a comissão organizadora do concurso constatou que apenas 0,02% dos candidatos acertaram todas as 10 questões, e a maior porcentagem de acertos (23,26%) corresponde a apenas 3 questões;

2 – Comparando os dados da prova realizada no dia 19 de março de 2017 com os dados da prova realizada em 18 de setembro de 2016, a comissão identificou proporcionalidade no número de acertos em ambas as provas;

3 – Desse modo, a comissão concluiu que não há indícios de elementos que comprometam a etapa de aplicação das provas escrita e dissertativa e a realização das próximas etapas do concurso;

Publicidade

4 – O Nucepe reforça, portanto, que o cronograma do concurso seguirá sendo cumprido, de acordo com o edital.

Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – Universidade Estadual do Piauí

Fonte: Portal AZ.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS