Connect with us

GERAL

MPPI realiza seminário on-line sobre a atuação do conselho tutelar em Picos e mais 15 cidades

Publicado

em

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Picos em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ) e com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou na manhã desta quarta-feira (1º) o seminário on-line Atuação do Conselho Tutelar. O evento contou com a participação de conselheiros tutelares e promotores de Justiça de vários municípios do estado.

A primeira palestra foi ministrada pela promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá, uma das idealizadoras do seminário. A titular da 2ª PJ de Picos iniciou sua fala abordando a importância do trabalho realizado pelos conselhos tutelares e os princípios norteadores da atuação dos conselheiros. A promotora de Justiça prosseguiu falando sobre a responsabilidade dos municípios em relação à atenção a crianças e adolescentes e a busca por soluções para as dificuldades. Na segunda parte de sua exposição, a representante do MP do Piauí conversou sobre a atuação da Promotoria de Justiça de Picos responsável pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes em áreas, como o acolhimento institucional, os casos de adolescentes em conflito com a lei, entre outras.

Imagem de uma pessoa ministrando palestra. Ao lado dessa pessoa há uma tela com uma apresentação sobre o assunto que está sendo discutido na palestra.

“Nosso objetivo aqui é compartilhar o conhecimento e a experiência que temos tido ao longo do trabalho feito na área da infância e juventude. Além disso, queremos estreitar cada vez mais a atuação dos órgãos e instituições que integram essa rede de proteção à criança e ao adolescente”, disse a promotora Itanieli Sá.

Logo após a palestra da promotora Itanieli Sá, a assessora ministerial Gilca Santana fez uma apresentação sobre a estrutura e o funcionamento do conselho tutelar.

Imagem de uma pessoas falando.

A segunda palestra foi proferia pela promotora de Justiça Sílvia Reis, coordenadora do CAODIJ. Ela trouxe para discussão no seminário on-line a importância da rede de proteção à criança e ao adolescente está consolidada, ser forte e atuante. Sílvia Reis também ressaltou a importância de que todos os órgãos e instituições unam esforços em prol da proteção do público infantojuvenil. A coordenadora do CAODIJ finalizou sua exposição falando sobre o curso que será ofertado pelo órgão para comemorar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa acontecerá no dia 13 de julho.

Publicidade

“Aproveito o momento para reforçar que juntos somos mais fortes. Precisamos continuar atuando em parceria, de forma conjunta porque nossas crianças e adolescentes precisam ter a nossa assistência na proteção dos direitos delas. Por isso, agradeço a participação de todos vocês que estão dedicando um pouco do seu tempo para aprender mais e assim atuar de forma mais assertiva”, avaliou a promotora de Justiça Sílvia Reis.

Imagem de uma pessoa falando.

A mediação entre os participantes e as palestrantes foi feito pelo técnico ministerial Claudeir Alcântara, assessor do CAODIJ.

Na próxima quarta-feira (8), será realizado o segundo dia do webinar. A promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá e a assessora ministerial Monísia Gomes serão as palestrantes.

Imagem de uma pessoa falando.

Fonte: MPPI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS