Geminiano

Município de Geminiano é contemplado com atendimentos da Oficina Ortopédica do CEIR

Publicado

em

O município de Geminiano foi um dos contemplados pelo Programa Passo à Frente, que promoveu, em Jaicós, nos dias 20, 21 e 22 de maio, a Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A prefeitura Municipal de Geminiano, através da Secretaria de Saúde, fez a busca ativa e mobilização dos pacientes e disponibilizou o transporte para locomoção dos mesmos até o município.

As cerca de 40 pessoas da cidade de Geminiano, foram atendidas nesta quarta-feira (23). Os pacientes foram acompanhados pela fisioterapeuta Bruna da Costa e a coordenadora da Saúde, Solange Gomes.

A fisioterapeuta disse que a demanda no município é grande. “Foram, atendidas cerca de 40 pessoas. No município a demanda de pacientes para fisioterapia é muito grande e agora com essa oportunidade que o CEIR está dando de protetização, de dispositivos auxiliares, surgiram mais atendimentos e conseguimos desafogar a demanda da secretaria de Saúde” disse.

Elisângela Maria de Sousa, da localidade Agrovilla, zona rural de Geminiano, que foi atendida, falou da importância da ação. “Vou fazer a troca do meu colete, que é um pouco caro. Agradeço a Deus, porque estava precisando. Tem muitas pessoas da minha família que usam e estão precisando de coletes. Eu fui uma das pessoas contempladas e amei essa ideia de ajudar a quem precisa, é uma ação muito importante” falou.

Ela também disse que o projeto foi mandado por Deus para aqueles que precisam. “Eu acredito que esse projeto para ajudar esse povo foi Deus quem enviou. Para mim foi tudo de bom, Deus colocou a mão em Jaicós para ajudar os cadeirantes e todas as pessoas que necessitam. Agradeço muito a Deus por esse projeto”.

Publicidade

A oficina, que é uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o CEIR, beneficiou também os municípios de Jaicós, Padre Marcos, Belém do Piauí, Itainópolis, Vera Mendes, Conceição do Canindé, Geminiano, Patos, Campo Grande e Massapê do Piauí.

Através da oficina, os pacientes atendidos são beneficiados com a produção de órteses e próteses, coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito, e meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores.

Todos os equipamentos produzidos serão entregues no dia 20 de setembro, em uma solenidade de encerramento do projeto, que será realizada também no município de Jaicós.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile