Municípios já podem aderir à nova etapa do Saúde na Escola
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 23/11/18

Municípios já podem aderir à nova etapa do Saúde na Escola

Gestores municipais de saúde e educação têm até o dia 15 de fevereiro para indicarem as escolas públicas que integrarão a nova fase do programa Saúde na Escola. A política do governo federal destina recursos para que os municípios realizem ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente escolar. A adesão começou nessa segunda-feira (19).

As unidades inscritas no programa devem realizar doze ações com foco no cuidado da saúde dos estudantes, como incentivo à prática de atividades físicas, à alimentação saudável, prevenção de acidentes, bem como do uso de álcool e drogas. As linhas de atuação estão previstas na portaria de criação da política.

Novidades

O novo ciclo do programa prevê o investimento anual de R$ 89 milhões nos próximos dois anos. O valor é 2,5 vezes maior que o executado nos anos anteriores e passou a ser pago em parcela única, para facilitar a realização das ações e o cumprimento das metas propostas.

A partir de agora, os gestores municipais deverão indicar as escolas e não mais o nível de ensino envolvido. Assim, com o apoio dos profissionais de atenção básica da saúde, as escolas desenvolvem as atividades previstas no momento de adesão à política.

Processo de inscrição

As inscrições no programa devem ser feitas no site e-Gestor Atenção Básica, espaço de informação e acesso ao sistema da área. Para entrar na plataforma, é necessário informar o CPF e senha do perfil cadastrado como “gestor municipal” vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha entrada habilitada ou perfil no módulo PSE, deve-se informar o CNPJ e a senha do Fundo Municipal de Saúde.

Atualmente, a iniciativa investe em 90% dos municípios brasileiros, com mais de 20 milhões de estudantes de 85.706 escolas beneficiados e mais de 36 mil equipes da atenção básica do SUS envolvidas nos projetos.

Fonte: R10

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Má postura em home office pode acarretar problemas à saúde

Para a maior parte das pessoas o ambiente do lar se tornou uma extensão do trabalho devido a pandemia. O alerta para o home office tem a ver com a

GERAL

Moradores colocam placas em bairros de Teresina para alertar sobre assaltos: ‘Cuidado! Ladrão!’

Moradores da Zona Sul de Teresina fixaram nessa terça-feira (8) placas alertando sobre a violência e falta de segurança nos bairros Parque Vitória, Mário Covas e Angelim. As placas trazem

GERAL

UFPI é a 47ª e UESPI a 145ª no Ranking Universitário elaborado pela Folha de São Paulo

O jornal Folha de São Paulo publicou a terceira edição do RUF (Ranking Universitário Folha), a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país. Quem obteve