Connect with us

Bocaina

Mutirão reúne órgãos públicos para conscientizar e desenvolver ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Bocaina

Publicado

em

Um mutirão formado na manhã desta sexta-feira (27), em Bocaina, executou ações de conscientização da população e limpeza em logradouros públicos, com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, e chikungunya.

Com o tema “Todos contra a Dengue, Zika e Chikungunya” o mutirão foi realizado com apoio da gestão do prefeito Erivelto de Sá Barros e reuniu órgãos públicos como as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, escolas da rede estadual e municipal, vigilância sanitária, agentes de combate à endemias e comunitários de saúde, servidores municipais, entre outros.

A concentração aconteceu por volta das 07h30min na sede da Secretaria Municipal de Saúde no bairro Bela Vista. Lá foram distribuídos camisetas, sacos de lixo e luvas para todos os agentes envolvidos.

Após a concentração, com carro de som as equipes seguiram pelas principais ruas e avenidas da cidade entregando panfletos educativos, fazendo coletas de lixo e recipientes com água parada, verificando demais locais favoráveis para alojamento de larvas e criação do mosquito.

Durante as rondas diversos recipientes com água parada foram localizados e recolhidos pelas equipes.

O segundo ponto estratégico de concentração do mutirão foi na praça Borges Marinho, no Centro. Partindo da praça, as equipes percorreram pela avenida Santo Antônio e finalizaram as ações na sede de Secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde, Edilberto Dantas, avaliou a ação de forma positiva pelo envolvimento e empenho das equipes e da gestão municipal em prol do bem comum.

“Compareceram em massa para nos ajudar porque é uma preocupação dessa secretaria em querer o bem da população, e acima de tudo o empenho da administração em relação a esse evento. Nos deixa muito honrados com toda população colaborando, nos recepcionando em frente às casas e atendendo a esse chamado. Sem ajuda da sociedade não combatemos o mosquito. Ele é traiçoeiro e se aloja em ambientes fechados com água parada. A ajuda da população olhando os recipientes para evitar água parada é muito importante”, frisou o secretário de Saúde de Bocaina.

O prefeito falou em entrevista que é necessário que a sociedade em geral se policie quanto aos cuidados para evitar contaminação transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Prefeito Erivelto durante audiência pública fala sobre importância do mutirão de combate ao Aedes aegypti

“É uma recomendação que deixo como profissional de saúde e gestor de nossa querida Bocaina, que, todos nós devemos ter consciência dos riscos que causa o mosquito. Uma contaminação pode gerar complicações severas e até mesmo a morte. Por isso que nós enquanto sociedade, não podemos relaxar a respeito dos cuidados para evitar que esse mal ganhe ainda mais força”, alertou Erivelto.

CUIDADOS

São cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação do mosquito: manter caixas d’ água, tonéis e barris d’ água fechados, lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água, encher de areia até a borda os pratos das plantas, colocar no lixo todos os objetos não utilizados que possam acumular água, colocar lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras fechadas, manter calhas limpas e não deixar acumular água sobre a laje.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS