Connect with us

GERAL

No Piauí, 72 cidades zeram mortalidade infantil, segundo a Secretaria de Saúde

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou que 72 municípios piauienses – dos 224 existentes – não registraram nenhuma notificação de  óbito infantil, um dado comemorado pelo governo do Estado.

Se de um lado, as cidades conseguiram zerar a mortalidade infantil, do outro ainda existem 152 municípios que obteve pelo menos um caso de morte de criança. Nos últimos cinco anos, o Piauí chegou a contabilizar 4.621 mortes.

O município de Barras está entre os que registram óbitos infantis. A Sesapi informou que, somente nessa localidade, no ano de 2010 foram registrados 9 óbitos, em 2011, foram 13. Já em 2012 foram nove casos. Nos anos de 2013 e 2014, foram notificados 16 óbitos, cada. No ano passado foram 12 mortes.

Nesta semana, o Governo do Estado divulgou a notícia de que o programa Mais Médicos, com atuação de profissionais de Cuba, zerou a mortalidade infantil em Barras, localizada a 119 km de Teresina. No Piauí, o programa já atende 140 municípios e tem 370 equipes trabalhando no Estado.

Os dados de óbitos e nascidos vivos são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) mortalidade, que são   sistemas de informações oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Publicidade

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS