GERAL

No Piauí, Marina Silva diz que Brasil pode “triplicar produção sem derrubar mais uma árvore”

Publicado

em

A ministra do Meio Ambiente do Brasil Marina Silva, que está em Teresina nesta sexta-feira (2) participando da Plenária Territorial do Bioma Caatinga, que integra a série de eventos para a construção do Plano Clima Participativo, disse em entrevista à TV Cidade Verde que o Brasil tem condições de até triplicar a produção de alimentos sem precisar aumentar a área desmatada. 

Segundo a ministra, o Brasil dispõe de conhecimento técnico e científico suficiente para permitir a reutilização das áreas já degradadas para que não haja mais a derrubada de árvores com a finalidade de aumentar a produção do agronegócio.

“O Brasil é um país que está na ponta da produção de alimentos. A Embrapa é uma empresa com uma capacidade incrível de conhecimento técnico e científico que, se aplicado, o Brasil pode triplicar sua produção sem derrubar mais uma árvore. Nós temos mais de 17 milhões de hectares de área que está abandonado. Áreas degradadas que tem  baixíssima produtividade ou nenhuma produtividade. Se essa área é restaurada, a gente vai ter ai 17 milhões de hectares para produzir. E hoje nós temos é que aumentar produção por ganho de produtividade. Não é expansão sobre o Cerrado, expansão sobre a Amazônia, a Mata Atlântica já é produzida por lei porque praticamente já acabou”, explicou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

A ministra está participando nesta sexta (2) da Plenária Territorial do Bioma Caatinga, que integra a construção do Plano Clima Participativo, que objetiva firmar compromissos para a redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. A ministra cita que a participação da sociedade civil é importante nas discussões sobre as mudanças climáticas.

“A sociedade vai ter esse peso na hora de implementas as medidas e está tendo a oportunidade de ajudar a formular as políticas, e na plataforma você pode verificar que tem um espaço que a população pode votar as ações que considera mais importante”, defendeu.

Publicidade

Mais cedo, em uma entrevista coletiva, o governador Rafael Fonteles falou sobre a meta de reduzir em cerca de 36% a emissão de gases do efeito estufa no Piauí.

Fonte: Cidade Verde / Fotos: Renato Andrade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile