Connect with us

GERAL

Nova vacinação contra a febre aftosa espera atingir 100% do rebanho do Piauí

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) lançou essa semana a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa 2015. O objetivo é continuar mantendo o rebanho livre da doença, imunizando 100% de quase dois milhões de cabeça de gado do estado, superando o último índice vacinal da primeira etapa de maio de 2015 que foi de 97,16%.

A campanha segue até dia 30 de novembro e a certificação encerra dia 15 de dezembro. Em maio do passado, o Piauí conseguiu o certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A expectativa é que o feito se repita em 2015, podendo a carne bovina produzida do estado circule por outros estados.
“Com o rebanho livre da doença, você facilita o comércio interestadual de animais, tanto a entrada e saída. Isto estimula o melhoramento genético, a produção, investimentos na agropecuária do estado, o que trazem bons resultados para o Piauí”, declarou o secretário desenvolvimento rural, Francisco Lima.

Segundo ele, o estado atualmente é um dos maiores potenciais para a agropecuária do país. Os produtores são os maiores interessados que o Piauí consiga novamente o selo livre da aftosa.
“Queremos chegar em 2016 livre da doença, com 100% do rebanho vacinado. Isto para nós é um grande feito, porque podemos exportar nosso produto. Estamos com o mercado aberto”, declarou o criador Antônio Lourenço.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS