Connect with us

GERAL

Número de casos notificados de chikungunya e dengue caem no Piauí

Publicado

em

Nas primeiras semanas epidemiológicas de 2018, o Piauí aponta uma redução de 59,5% nos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017. Esse ano, foram 15 notificações em sete municípios. Em 2017, foram 37 notificações em cinco municípios. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (2), pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.

Também houve redução nos casos de dengue, com 52 casos notificados em 13 municípios em 2018. Já em 2017 foram 139 em 23 municípios. Quanto à zika, houve apenas uma notificação em todo o Estado.

Os dados apontam ainda a baixa atualização das notificações pelos municípios, o que pode mascarar os dados reais, afirma o supervisor de Vigilância em Saúde, Antônio Manoel. “Verificamos que há poucos municípios notificando. Por isso, recomendamos que eles insiram as informações no sistema para que possamos planejar as ações de controle e combate a essas doenças”, afirma.

Apesar dessa redução e baixo envolvimento dos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde reforça que a população tome medidas simples para o combate ao mosquito Aedes aegypti, especialmente nesse período chuvoso. “Recomendamos que a população também continue vigilante nesse período de chuvas e aumento dos criadouros do mosquito, para que não haja surtos das doenças nas regiões”, recomenda Antônio Manoel.

A orientação é simples e fácil de ser seguida, como manter os ambientes limpos e longe do vetor dessas doenças, como acúmulo de água em pneus, garrafas, latas, caixas d’água descobertas, além de pratos sob vasos de plantas.

Publicidade

Confira o boletim

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS