Connect with us

GERAL

Número de fumantes reduz 70% em nove anos no Piauí

Publicado

em

O estado do Piauí reduziu em 70% número de adultos fumantes, em nove anos. Algo a se comemorar neste 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para diminuir ainda mais esse quantitativo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lança a campanha “Tabaco e Saúde Pulmonar”.

O objetivo é alertar a população sobre o risco do fumo como fator de risco para várias outras doenças, como explica a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Valdite Costa. “O fumo é um desencadeador de várias doenças, mas principalmente de câncer de pulmão, traqueia e brônquios. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas é responsável por 90% de doenças pulmonares.
E alertar sobre esses riscos à saúde é uma das estratégias da nossa campanha”, acrescenta Costa.

Em 2009, a Secretaria de Estado da Saúde implementou o programa de controle do tabagismo, em 190 municípios piauienses, oferecendo tratamento em 912 postos de saúde, o que colaborou para a queda do número de fumantes no Piauí.

 “Quando começamos os trabalhos em 2009, o Piauí tinha 18,9% de sua população adulta fumante, e no ano passado esses números reduziram para 5,5%”, ressalta a coordenadora.

Além de alertar sobre os riscos para a saúde, a iniciativa quer chamar a atenção para os serviços disponibilizados, que ajudam no tratamento de quem quer parar de fumar. “Estamos fazendo capacitações nas onze regionais de saúde. Nossa meta para 2020 é que os 224 municípios piauienses possam oferecer esse serviço, para que esses números caiam ainda mais”, afirmou Valdite Costa.

Publicidade

Para os que desejam parar de fumar, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, onde será atendido por uma equipe multidisciplinar e contará ainda com medicamentos gratuitos à sua disposição.

Outras informações podem ser consultadas na Coordenação de Controle ao Tabagismo da Sesapi, ou por meio do Disque Saúde 136.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS