GERAL

Oito mil incêndios são registrados no PI; ação humana é principal causa

Publicado

em

O total de 8.419 incêndios foi registrado no Piauí só no ano de 2014, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com a major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, quase todos os incêndios ocorridos no Estado decorrem de ação humana.

“Quando o fogo não é provocado, o incêndio começa por conta do lixo acumulado ou de cacos de vidro que com a ajuda dos raios solares acabam iniciando o foco. É comum isso acontecer principalmente nas vegetações, já que os agricultores geralmente fazem a queima para limpar o terreno”, disse Najra Nunes.

Ainda de acordo com a major do Corpo de Bombeiros, não tem como definir onde há o maior índice de queimadas, já que o Piauí é um Estado bastante arborizado. Além disso, a baixa umidade contribui para que todas as regiões registrem focos de incêndio.

“O que a sociedade precisa é se conscientizar, pois só depois de uma reeducação, as queimadas serão amenizadas. Se caso o lixo fosse jogado no lugar certo e se fossem utilizadas outras formas de limpeza de terreno, por exemplo, com certeza haveria uma diminuição desse tipo de ocorrência no Piauí”, conclui Nunes.

Portal AZ

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile