GERAL

Os sete erros mais cometidos em grupos de trabalho no Whatsapp

Publicado

em

O WhatsApp tem crescido como uma ferramenta de trabalho e, em boa parte das vezes, chega a substituir o e-mail. Só que a dinamicidade desse aplicativo pode gerar incovenientes em grupos de trabalho. Informações importantes da empresa aparecem na mesma ferramenta onde você comenta com outras pessoas assuntos pessoais e familiares, envia fotos, vídeos e áudios de tudo que acha interessante. Até parece uma fórmula pronta para cometer deslizes.

Uma coisa que tem sido muito feita, ultimamente, para evitar constrangimentos é determinar, por regra, os conteúdos que podem ou não serem postados. O site da Exame listou os sete erros mais comuns em relação aos grupos de trabalho no Whatsapp:

1 – Esquecer que o WhatsApp é um documento, público e corporativo

Mesmo que o aplicativo tenha suas mensagens criptografadas, é bom lembrar que os participantes da conversa têm acesso ao que foi enviado. É preciso tomar cuidado com as informações trocadas, especialmente ao falar de temas sigilosos ou questionar políticas da empresa. O que está registrado ali não necessariamente ficará em segredo.

2 – Esquecer que cada um interpreta o que está escrito da sua maneira

Publicidade

Ao escrever, é melhor deixar as mensagens diretas e objetivas, pois a intenção por trás da mensagem pode ficar perdida de acordo com a interpretação de cada um. O que pode parecer uma pergunta normal pode ser vista como grosseria por outro e dificultar o trabalho.

3 – Usar o grupo da empresa como usa com os amigos

Sabe aquela corrente que um amigo mandou? Ou aquela foto fofa do seu animal de estimação? A mensagem quilométrica de bom dia? A notícia polêmica do dia? Todas circulam pelo WhatsApp, mas é melhor passarem longe do grupo do trabalho.

4 – Fazer brincadeiras preconceituosas ou percebidas como bullying

Toda brincadeira tem limite – na vida e no grupo de trabalho também. É preciso cautela para fazer brincadeiras com os colegas pelo WhatsApp, especialmente se puderem ser percebidas como bullying, indiretas para alguém ou tocarem em temas sensíveis, como raça, cor ou gênero.

Publicidade

5 – Beber e escrever

Se uma piada – ou notícia falsa – pode afetar um pouco a reputação, mandar uma mensagem após beber pode ser o fim dela. De desabafo a elogio, não importa o conteúdo da mensagem: se beber, não digite.

6 – Tomar decisões importantes por mensagem

Pedir demissão por WhatsApp é uma boa? Não. Essa e outras decisões importantes ainda devem ser comunicadas pessoalmente. Se estiver aborrecido ou frustrado com o trabalho, quiser questionar o chefe ou fazer uma denúncia, procure os canais oficiais da empresa ou marque uma reunião.

7 – Achar que sempre tem razão
Se achar dono da razão é um erro que transcende o WhatsApp. Um gestor pode parecer mais autoritário ao mandar mensagens e não perceber que está prejudicando a comunicação da equipe. É bom reler e pensar na forma como será recebida a mensagem antes de mandá-la.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile