Connect with us

Bocaina

OUTUBRO ROSA | Saúde promove palestra sobre riscos e cuidados com o câncer de mama em Bocaina

Publicado

em

A Prefeitura de Bocaina na gestão “Construindo uma nova história” do ´prefeito Erivelto de Sá Barros, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã de quarta-feira (27) na Câmara de Vereadores, uma palestra sobre a Campanha Outubro Rosa com o tema “Bocaina abraça essa luta”.

A campanha tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Na abertura do evento a advogada, Dra. Fátima Sá, esteve representando o prefeito Erivelto. No uso da palavra, deu boas-vindas, cumprimentou a mesa e todos os participantes e justificou a ausência do prefeito no evento. “O outubro rosa chama a atenção”, disse citando um caso em que teve experiência própria com cuidados de prevenção.

“A prevenção está acima de qualquer coisa. Se você previne, com certeza já mais vai sentir um problema que venha a se vitimar com CA de mama e útero”, alertou.

O médico clínico geral, Eduardo Barros, explicou que o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres em todo o mundo e no Brasil. “Quase 30% de todos os câncer que atingem as mulheres no nosso país todos os anos. De 3 a cada 10, vão ser câncer de mama. É um incidência muito alta e por isso a importância da gente abordar esse tema todos os anos”, disse.

Os principais sinais e sintomas relatados pelo médico podem ser detectados pelo autoexame. “Vocês podem fazer a visualização do seio no espelho e fazer a técnica de palpação. Se palparem nódulo, cisto, caroço, busquem ajuda médica porque isso é sinal de alerta para fazermos rastreamento e detecção precoce da doença e tratamento para que a paciente tenha logo a melhora”, orientou Eduardo Barros.

Os principais fatores de risco que podem provocar o câncer de mama em mulheres são: excesso de peso, sedentarismo – falta de atividade física-, e uso do álcool. “Esses três pilares são considerados fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama em mulheres”, alertou o médico.

Publicidade

Os estímulos de fatores protetores citados por Dr. Eduardo são: atividades físicas – consequentemente perda de peso-, evitar o uso de álcool, bem como que a amamentação é um fator protetor contra o câncer de mama.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o rastreamento contínuo deve ser feito em mulheres com idade de 50 anos acima. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia sugere que o acompanhamento seja feito em mulheres com idade a partir dos 40 anos.

A enfermeira, Maria Rosa, coordenadora da Estratégia de Saúde da Fam´ília, durante a palestra, reforçou as orientações do médico.

Entretanto, ela fez uma pontuação quanto à faixa etária de 35 a 49 anos destacando que a incidência de fibroadenomas da mama (tumor benigno e muito comum) e cistos que são bolsinhas de gordura e líquidos, é grande, aumentada também pelo uso de sutiãs, principalmente os que têm hastes.

“Geralmente se criam onde a ponta do haste pega – de um lado e de outro”, destacou Maria Rosa. “Com uso da medicação ele regride e, às vezes, é operável”, colocou.

Maria Rosa também orientou que é necessário as mulheres da faixa etária de 35 a 40 anos fazer o autoexame. “Se encontrar o cisto é necessário procurar o médico para fazer o exame de imagem para ver que tipo de cisto é, se é operável, ou com medicação, e/ou pré-câncer, ou algum tipo de cisto que possa virar câncer”, alertou a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família.

O secretário de Saúde de Bocaina, Edilberto Dantas, avaliou a palestra como positiva e agradeceu a todas a mulheres por atender o chamado e participarem do evento.

Publicidade

“A gente faz a convocação das mulheres para a detecção do câncer de mama e do útero, e os cuidados necessários para a detecção precoce. É uma avaliação positiva. Agradeço a todas as mulheres que atenderam nossa convocação, nosso convite, e para nós da secretaria é uma satisfação estarmos informando e conscientizando dos atos e transparência da Secretaria de Saúde”, disse o secretário Edilberto.

Durante a palestra foram distribuídas lembrancinhas. Ao final, foram sorteados brindes e ofertado lanche para todos os participantes.

Prestigiaram a palestra, a advogada e ex-secretária de Educação, Fátima Sá, que esteve representando o prefeito Erivelto; Wandernildes Barros representando Wanderlene Barros que é diretora da Unidade Mista de Saúde Jomásio dos Santos Barros. Na ocasião estiveram presentes: o médico clínico geral Eduardo Barros; os secretários: Edilberto Dantas (Saúde), Simone Granjeiro (Educação); a enfermeira Maria Rosa (Coord. da ESAF); a assistente social Débora; a vereadora Gorete Barros e sua irmã Margarete Barros, entre outros profissionais da secretaria e o público-alvo.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS