Connect with us

GERAL

Paciente com Covid-19 relata ter procurado três hospitais e não conseguir atendimento em cidade no Piauí

Publicado

em

Um paciente com Covid-19, que preferiu não ser identificado, relatou que estava tratando da doença provocada pelo novo coronavírus em casa quando, nesta quinta-feira (9), teve sintomas mais graves e decidiu procurar atendimento médico em Parnaíba, no Litoral do Piauí.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde disse que o hospital de campanha funciona em sistema de portas fechadas e que os pacientes precisam ser regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para terem acesso à unidade. Já o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) afirmou que o médico escalado teve um imprevisto e não pode ir. Veja os posicionamentos na íntegra abaixo

“Acordei com falta de ar, passando mal. Fui direto para o pronto socorro do [Hospital] Dirceu Arcoverde, para o atendimento para pacientes de Covid, e lá me disseram que não teriam como me atender porque não tem médico”, relatou.

O problema é que, após procurar três unidades de referência no tratamento da Covid-19 no município, o paciente não conseguiu atendimento e teve que voltar para casa mesmo sentindo tosse, falta de ar e mal estar.

O paciente disse que no pronto socorro do HEDA informaram que só haveria médico no período da noite e que ele deveria procurar outro hospital. “Fui ao pronto socorro municipal de Parnaíba e lá me disseram que não estariam atendendo”, contou.

Publicidade

No local, o paciente foi orientado a procurar o hospital de campanha. “Disseram que lá era o local adequado para casos de Covid. No hospital de campanha disseram que não teriam como me atender porque existia uma limitação de pacientes por turno”, afirmou.

O paciente lamentou o ocorrido e disse que vai continuar tentando conseguir um atendimento médico na cidade. “A pessoa tá passando mal, tá com falta de ar, com outros sintomas, e não tem atendimento ambulatorial nessa cidade”, desabafou.

“Eu não entendo, a situação está muito grave, e a gente fica muito indignado e muito revoltado com tudo isso”, disse

Posicionamentos

Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba — Foto: Patrícia Andrade/G1

Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba — Foto: Patrícia Andrade/G1

A secretária de saúde de Parnaíba, Rejane Moreira, informou que o hospital de campanha do município funciona em um sistema de “portas fechadas”, no qual os pacientes precisam apresentar uma regulação do seu quadro de saúde, que deve ser obtida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Com a regulação em mãos, os pacientes atestados podem ser encaminhados para o Hospital de Campanha da prefeitura.

Publicidade

Por nota, a diretoria do HEDA, comunicou que o médico da triagem do setor Covid-19 escalado para o turno da manhã desta quinta-feira (09), teve um imprevisto e não pode comparecer ao Hospital, sendo realizado o remanejamento, neste horário, de pacientes com sintomas considerados leves de Covid-19 à outras Unidades de Saúde.

O hospital afirmou ainda que o médico foi rapidamente substituído e o setor de triagem voltou a receber os pacientes normalmente.

Segundo município com mais casos

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde possui anexo para atendimento exclusivo da Covid-19 — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde possui anexo para atendimento exclusivo da Covid-19 — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

De acordo com o último boletim disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), na noite da última quarta-feira (9), Parnaíba é a segunda cidade do estado com mais casos da Covid-19, contabilizando 3802 casos confirmados e 76 óbitos pela doença.

O município conta com três estruturas hospitalares de tratamento para a doença, o hospital de campanha da prefeitura, o Hospital Dirceu Arcoverde, com 25 leitos e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além de contar com um hospital anexo ligado ao hospital do estadual.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS