Connect with us

GERAL

Paciente com Covid em Teresina pede correção de atestado de três dias

Publicado

em

Um paciente atendido na Unidade Básica de Saúde Dr. Fernando Correia Lima, localizada no Portal da Alegria, na zona Sul de Teresina, pede correção no atestado médico que teria liberado ele e a esposa para o retorno das atividades após três dias da consulta, mesmo após o casal testar positivo para a Covid-19.

“O médico deu uma data querendo liberar a mulher para trabalhar. Ela está com dor no pulmão. Eu também estou com sintomas: dores no rins e estou estourando úlcera no braço, por causa da doença. Eles não querem corrigir o atestado médico e quer que ela volte a trabalhar na segunda-feira para contaminar os outros. Ela foi contaminada lá”, diz o paciente.

Ele conta que, mesmo com sintomas, teve que ir à UBS algumas vezes para pedir a correção do atestado.

O diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Kledson Batista, diz que o protocolo definido pelo Ministério da Saúde é rigorosamente seguido que determina o afastamento médico de 14 dias, a partir dos sintomas. A liberação do paciente para o trabalho deve ocorrer a partir do 15º dia.

“A profissional que emitiu o atestado disse que o paciente compareceu à UBS, relatando o início dos sintomas. Foi agendado um teste rápido e confirmado. É importante saber que quando o teste rápido confirma, essa paciente tem no mínimo sete dias de início da doença. E o que se sabe até agora da doença é que a partir do 14º dia do início dos sintomas já pode voltar ao trabalho com uma segurança razoável em relação a transmissão. Se até o 14º dia o paciente ainda estiver com sintomas sugestivos, ele deve procurar uma UBS para ser reavaliado e a critério do médico, ele será liberado ou dado um novo atestado, com base no protocolo, e até saber se não é uma outra doença e não a Covid-19”, explica Kledson Batista.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS