Connect with us

GERAL

Pacientes são beneficiados com transplantes de rins no HGV

Publicado

em

Fonte: Ascom / Hospital Getúlio Vargas


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (10), dois transplantes renais beneficiando pessoas que aguardavam na fila de espera do Piauí. Os transplantes foram possíveis devido à doação autorizada pela família de um paciente. A captação ocorreu nessa quinta-feira (09), também no HGV.

Os beneficiados foram dois pacientes do sexo masculino, de 45 e 56 anos. 

Além dos rins, também foram captados pelo HGV o fígado, que foi enviado para Brasília, e as córneas, que irão beneficiar pessoas do próprio Estado. 

As ações acontecem por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico.

“O HGV segue atendendo à nossa população com serviços de alta complexidade e, neste momento, quando realiza estes transplantes, dá uma nova vida para os pacientes que aguardavam na fila”, afirma o superidentente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.

Publicidade

A equipe de captação do Hospital Getúlio Vargas possui 3 cirurgiões captadores de múltiplos órgãos, 6 enfermeiros perfusionista de órgãos para transplante, atuando 24 horas. A unidade de saúde possui a única equipe credenciada do Piauí para captação e perfusão de órgãos.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS