Connect with us

GERAL

Palestra alusiva à campanha Dezembro Vermelho trabalha a prevenção e o combate ao HIV em Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Antônio de Lisboa realizou na manhã desta sexta-feira (03), no Centro de Saúde José Cipriano Marcelino, uma palestra alusiva sobre a Campanha Dezembro Vermelho que chama atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Anualmente é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS, em 1º dezembro.

A palestra foi conduzida pela médica ginecologista, Rafaela Ramos, primeira-dama do município.

O Dezembro Vermelho foi instituído pela Lei nº 13.504/2017 e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Médica Rafaela Ramos ministra palestra na campanha Dezembro Vermelho em Santo Antônio de Lisboa

Quanto às formas de transmissão pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus para outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

É importante destacar que todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar tratamento com os medicamentos antirretrovirais e assim poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Infecções Sexualmente Transmissíveis:

Publicidade

As (IST) Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

Durante o evento foram realizados testes rápidos de HIV – livre demanda, testes de glicemia e aferição pressão arterial.

“Fizemos essas atividades para chamar atenção para a necessidade da realização desses exames e o quanto é importante darmos atenção à doenças que até então geram preconceitos e tabu seja por medo, mas que se faz necessário”, destacou a enfermeira Tânia Carvalho, que é coordenadora da Estratégia de Saúde da Família.

A simbologia do Dezembro Vermelho é representada por iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; promoção de palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; realização de eventos; que são atividades alusivas, desenvolvidas em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. 

Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+.

O HIV é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS