Para economizar, TRE reduz número de membros nas mesas de votação
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 22/06/16
Comments 0

Para economizar, TRE reduz número de membros nas mesas de votação

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu diminuir o número de membros das mesas receptoras de voto e justificativa nas eleições 2016. A resolução, publicada no Diário da Justiça desta quarta-feira (23), reduz de 6 para 4 o número de profissionais.

As mesas continuarão com o presidente, 1º mesário, 2º mesário e o 1º secretário. Saem o 2º secretário e o suplente. A resolução permite ao juiz eleitoral diminuir ainda mais o número para apenas dois profissionais, caso ache necessário.

O presidente do TRE, desembargador Joaquim Santana, disse que a redução de membros nas mesas não vai gerar prejuízo algum aos eleitores e, em contrapartida, reduz os gastos da Justiça Eleitoral.

“O intuito é reduzir a quantidade de membros das mesas receptoras de votos e das de justificativas, aplicando, de forma eficiente, os recursos disponibilizados no Orçamento”, afirmou o presidente ao aprovar a resolução.

Segundo ele, a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de nº 23.456/2015, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições de 2016, no seu art. 9º, faculta aos tribunais reduzir a quantidade de membros das mesas receptoras de votos e das de justificativas.

“A medida contida na minuta efetivamente representará uma considerável economia na aplicação dos recursos disponibilizados no Orçamento de Pleitos Eleitorais, pois implicará na redução de gastos, notadamente com convocação, treinamento, transporte, alimentação e despesas outras relacionadas aos mesários e, ainda, que não acarretará nenhum prejuízo aos eleitores”, concluiu o presidente.

Justificativas nos municípios

A resolução define ainda que as justificativas dos eleitores que não puderem votar por se encontrarem fora de seu domicílio eleitoral, na data das eleições, serão recebidas pelas próprias mesas receptoras de votos ou pelas mesas receptoras de justificativas, eventualmente constituídas, no primeiro e no segundo turno, neste último caso apenas em Teresina, se tiver.

“Na hipótese de haver segundo turno para as eleições municipais em Teresina, será constituída, obrigatoriamente e mediante ampla divulgação, no mínimo, uma mesa receptora de justificativa, em cada município pertencente à zona eleitoral e em locais previamente determinados pelo Juiz Eleitoral”, diz a resolução.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Menino pega arma para brincar e morre com tiro na cabeça

Foi registrada na tarde desta terça-feira (13/10) a morte de uma criança de 12 anos no Moropóia, município de São José de Ribamar (MA). O menor teria atirado acidentalmente contra

GERAL

Conta de luz pode ter alta de 13%; saiba como economizar

Após o alerta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 13% neste ano, o sinal de alerta foi dado.

GERAL

Microônibus capota no interior do PI e 13 passageiros ficam feridos

Um microônibus capotou na manhã desta quarta-feira (22) na PI-113 quando seguia de Cabeceiras para Teresina, Norte do Piauí. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o veículo capotou após perder