Connect with us

GERAL

Perita piauiense relata trabalho na identificação de vítimas em Brumadinho

Publicado

em

A perita criminal da Polícia Civil do Piauí, Maria Rosimere Xavier Amaral, está em Belo Horizonte ajudando na identificação das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, no dia 25 de janeiro de 2019.  Ela é a única perita do Piauí a ser enviada a Minas.

Rosimere conta que possui diversos cursos sobre identificação de vítimas de desastre em massa, mas, na prática, essa é a primeira vez que tem a oportunidade de trabalhar na área. O rompimento deixou mais de 160 mortos e centenas de desaparecidos. Dentre os desaparecidos está um piauiense.a

Ela relatou ao Cidadeverde.com que “a sensação é única de grande pesar e comoção, mas de imenso comprometimento e profissionalismo de todos os peritos de Minas e da Polícia Federal que estão atuando nesse caso”.

“Atuar nesse caso tem sido um laboratório profissional intenso e grande experiência de vida, muito conhecimento, muita tecnologia e uma sensação satisfatória ao contribuir com minha profissão para servir a sociedade de Minas”, disse.

Rosimere está inserida na equipe da Polícia Federal trabalhando no recebimento dos corpos, na checagem de roupas, pertences, tatuagens, anotando e fotografando tudo sobre cada corpo ou fragmento de corpo que chegue ao Instituto de Medicina Legal de Minas. O DNA da vítima está sendo coletado durante a necrópsia, realizada pelos legistas de Minas.

Publicidade

“Também alterno com a equipe que se encontra em Brumadinho realizando as anotações da localização geográfica de cada corpo encontrado e organizando a cadeia de custódia de cada corpo para o transporte até Belo Horizonte. Nos intervalos de chegada dos corpos eu acompanho outros setores como o de antropologia, DNA, odontologia, Meio Ambiente, dentre outros, visto que a equipe é imensa e são muitas estações de trabalho”, conta Rosimere.

Ela trabalha há 4 anos na perícia criminal do Estado do Piauí. Rosimere ressalta que sempre se identificou com o universo pericial.

 

 

 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS