Connect with us

GERAL

PF tem novo superintendente no Piauí e garante ação integrada contra facções

Publicado

em

O delegado José Antônio Simões de Oliveira Franco assumiu, nesta quinta-feira (5), a Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) no Piauí. Na solenidade de posse, realizada no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Teresina, o novo chefe da PF afirmou que manterá a integração com outros órgãos de segurança do estado, principalmente no combate as facções.

“O que pretendo realmente é intensificar a parceria com outras instituições, com a Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público, os órgãos federais, estaduais e municipais. Acho que essa simbiose de trabalhos é o que realmente faz a diferença no combate ao crime organizado. É unir forças”, disse o superintendente empossado.

Franco ocupará o cargo deixado pela delegada Mariana Paranhos Calderon. Empossado, ele elogiou o trabalho da sua antecessora e garantiu que dará continuidade as iniciativas implantadas por ela na PF.

“Minha antecessora fez uma quebra de paradigma aqui e estabeleceu essas conexões com outras instituições. Temos hoje já em andamento uma força tarefa que vem funcionando muito bem de combate ao crime organizado e facções. Um trabalho incipiente e inicial, mas que já tem trazido bons resultados para nosso estado”, pontuou o delegado.

Após três anos à frente da PF no Piauí, a ex-superintendente Mariana Paranhos Calderon deixa cerca de 1.500 investigações em andamento e avalia que o principal desafio ao seu sucessor será o combate à corrupção e as facções criminosas no Piauí.

Publicidade

“Combater a corrupção. Aqui a gente percebe a necessidade dessa ênfase ao combate a corrupção. Agora mais recentemente à criminalidade organizada, principalmente as facções que estão migrando de outros estados para cá. Agir não só em nível policial, gerando operações, mas também ações de inteligência, para que a gente entenda esse movimento é consigamos a prevenção, se antecipar ao crime”, disse à delegada.

Quem é o novo superintendente?

José Antônio Simões de Oliveira Franco é graduado em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha – Marília/SP, no ano de 2001; pós-graduado em Direitos Humanos e Cidadania e em Segurança Pública e Cidadania, ambos os títulos conferidos pela Universidade Federal da Grande Dourados – Mato Grosso do Sul.

O novo superintendente regional ingressou na PF, no cargo de Delegado de Polícia Federal, no ano de 2007. Entre outras funções dentro da PF, atuou como Chefe Substituto da Delegacia de Dourados/MS, Supervisor do Grupo de Investigações Sensíveis no Mato Grosso do Sul e como Delegado Regional Executivo das Superintendências de Rondônia, do Rio Grande do Norte e do Ceará.

O Superintendente Regional da PF no Piauí é professor da Academia Nacional de Polícia, em Brasília; e já coordenou a CESPORTOS – Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis nos Estados de Rondônia, Rio Grande do Norte e Ceará.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS