Connect with us

GERAL

PI registra 4.832 focos de incêndio e ocupa 6º lugar no ranking nacional

Publicado

em

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados 4.832 focos de incêndio no Piauí de janeiro a setembro deste ano. O número coloca o estado na sexta posição do ranking de queimadas do país e segundo do Nordeste, perdendo apenas para o Maranhão que registrou 9.775 focos de incêndio. De acordo com Emídio Oliveira, tenente coronel do Corpo de Bombeiros, a partir de agosto há uma maior incidência de focos de queimadas devido ao aumento das temperaturas.

“Nesse período de B-R-O-BRÓ o número tende a aumentar e ficamos em alerta constante devido às altas temperaturas que são registradas. Nos oito primeiros dias de setembro já foram registradas 640 focos de queimadas, o que ilustra bem esses dados. Esse número engloba também as queimadas controladas em terrenos, pois elas também são registradas pelo satélite, mas como alguns casos são de forma irregulares terminam entrando nos dados, uma vez que para fazer uma queimada só com a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama)”, explicou.

As cidades do Piauí com o maior registro de ocorrências são: Teresina, Picos e Floriano. Somente no mês de agosto Teresina registrou 121 casos, Picos (104) e Floriano (58).

“Diante do estado crítico que nos encontramos foi criado um comitê onde realizamos treinamentos de forma integrada entre Corpo de Bombeiros, Embrapa, Ibama e Secretaria do Meio Ambiente. Precisamos trabalhar de forma unida principalmente agora período que é registrado o maior número de casos  e essa foi uma das ações pensadas para minimizar os número”, disse.

O Corpo de Bombeiros ressaltou que matos e terrenos baldios são os locais onde as queimadas ocorrem com maior frequência e, além da alta tempera o descuido da população contribui para o número de queimadas. “Bitucas de cigarro, fogo em lixo, mato e latinhas de alumínios descartadas de forma inadequadas podem causar incêndios”, relatou.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS