PI tem a segunda maior taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais, aponta IBGE
Publicado por: | Data: 19/06/19

PI tem a segunda maior taxa de analfabetismo do país entre pessoas com 15 anos ou mais, aponta IBGE

A taxa de analfabetismo do Piauí foi a segunda maior do Brasil entre o grupo de 15 ou mais anos de idade em 2018, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada na manhã desta terça-feira (19). É considerado alfabetizado quem sabe ler e escrever um bilhete simples.

Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado vem mantendo um desempenho estável ao longo dos anos entre o público de 15 anos ou mais que não sabe ler um simples bilhete e, por isso, apresentou uma taxa de 16,6% de analfabetismo.

O Piauí ficou atrás apenas do estado do Alagoas que teve uma taxa de 17,2% de pessoas não alfabetizadas com mais de 15 anos. No Brasil, a taxa é de 6,6%, sendo que os estados com menores índices de pessoas analfabetas foram o Rio de Janeiro (2,4%) e Santa Catarina (2,5%).

Quando o público é de pessoas com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo do Piauí continua sendo a segunda maior, perdendo apenas para o Maranhão. Ao todo, 42,7% dos idosos piauienses não são considerados alfabetizados, enquanto a taxa no estado vizinho é de 45,5%. A média brasileira é de 18% e o RJ também mantém a menor taxa, de 6,3%.

Os dados do IBGE apontam que a taxa de analfabetismo entre homens piauienses de 15 anos ou mais é de 18,3%, sendo superior à de mulheres, que é de 15,1%.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

90% dos alunos premiados em Olimpíada são da rede estadual

Mais de 90% dos premiados na III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que comemora os excelentes resultados neste fim de

Picos

INEP divulga desempenho dos Colégios de Picos no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou em sua página na internet microdados do Enem 2016 com o objetivo de desenvolver e disseminar avaliações e

Governo do Piauí prorroga prazo do Refis 2016 pela segunda vez

Pela segunda vez neste ano, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda, prorrogou o prazo de adesão ao Programa de Recuperação de Crédito Tributário (REFIS 2016).