Connect with us

GERAL

PI tem praias lotadas e bombeiros alertam sobre presença de tubarões no mar: ‘evitem entrar na água’

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros do litoral piauiense informou que está com equipes nas praias orientando moradores e turistas sobre o risco de ataques de tubarões. Os animais foram vistos na última semana e, neste domingo (6), biólogos confirmaram aos bombeiros a presença de um grupo de tubarões na praia do Coqueiro, na cidade de Luís Correia. Eles já tinham sido filmados na praia de Atalaia, na mesma cidade.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) informaram que vão se pronunciar por meio de nota sobre a situação.

‘Fim de semana de férias’

Bombeiros informaram que feriado prolongado lotou as praias do Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

Bombeiros informaram que feriado prolongado lotou as praias do Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, equipes estão nas praias orientando os banhistas. Contudo, o militar informou que a lotação está como a de um fim de semana normal das férias de julho, quando há uma grande movimentação no litoral. A pandemia do novo coronavírus, segundo ele, não inibiu os turistas.

“Está bem cheio, as praias lotadas. O que estamos tentando fazer é orientar, pedir que as pessoas evitem entrar na água e se entrarem que não deixem a água passar da altura da cintura. Antes de entrar, é bom sempre olhar bem o mar para se certificar de que eles não estão na água”, disse.

Publicidade

Segundo o comandante, os bombeiros tiveram a confirmação por parte de biólogos a respeito da presença dos animais.

Pandemia afastou banhistas e atraiu os animais

De acordo com a doutora em biologia Geórgia Aragão, os animais são tubarões de uma espécie ainda não identificada. São animais jovens e estão tão próximos à areia – situação incomum no litoral piauiense – por conta da ausência de banhistas nas praias nos últimos meses, devido à pandemia do novo coronavírus.

Imagens feitas por banhistas mostram os animais no litoral piauiense e bióloga confirma presença — Foto: Reprodução

Imagens feitas por banhistas mostram os animais no litoral piauiense e bióloga confirma presença — Foto: Reprodução

“O contato visual é tímidp, mas tem a presença. Desde 2015 a gente tem registro de pesca de tubarões no Coqueiro, em Carnaubinha. Só que nunca tinha sido filmado tão perto. Estamos passando por condições ambientais diferenciadas, não tinha pessoas na água. Com poucos banhistas, o número de animais que se aproximam da costa, até para buscar alimento, acaba aumentando. Então não tinha gente na água, eles estavam no ambiente deles, sem interação que tirasse eles”, explicou.

“Não se deve entrar na água”

Publicidade

Segundo ela, a presença foi confirmada neste domingo (6) e a orientação é evitar entrar na água do mar em qualquer ponto do litoral piauiense.

“Tem um grupo muito próximo da área de praia, na praia do Coqueiro, e não se deve entrar na água. A gente ainda não sabe a espécie, então por segurança é melhor não entrar na água no litoral. Eles foram avistados do Coqueiro, mas eles não ficam fixos e nosso litoral é pequeno, então não entrem na água, tem tubarões sim. São animais de porte médio, juvenis”, orientou.

Wanesca Vasconcelos, auditora fiscal da Semar, afirmou que a secretaria recebeu a confirmação da presença dos animais e disse que a Semar deve iniciar a orientação dos banhistas e sinalização dos locais onde houver riscos.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS