Connect with us

GERAL

Piauí é 3º estado brasileiro que mais sofreu alteração territorial em 2016

Publicado

em

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Piauí foi o terceiro Estado brasileiro que mais sofreu alteração territorial em 2016. Segundo o levantamento, os limites de 9 municípios piauienses foram alterados.

Os dados são uma atualização dos Mapas Municipais para fins estatísticos das Estimativas Populacionais 2016.

Lidera o ranking nacional de Estados com maiores números de alterações em seus municípios o Estado de Alagoas, com 25 cidades alteradas.  Em segundo lugar figura a Bahia, que também teve 25 alterações limítrofes. Piauí e Pernambuco  aparecem com 9 mudanças.

No total 108 municípios brasileiros sofreram alterações no ano passado. Os dados levantados pelo IBGE tem como base as atualizações da Divisão Político-Administrativa Brasileira (DPA).

O deputado estadual e ex-presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí, Antônio Félix informou ao Cidadeverde.com que desde 2000 está havendo uma revisao territorial nos 224 municípios piauienses devido às irregularidades em seus territórios.

Publicidade

O parlamentar ressalta que o IBGE só reconhece as alterações após entendimento  das prefeituras com a Comissão de Estudos Territorias. Após o acordo, é criado um projeto de lei de alteração do limite do município, que só passa a valer se for aprovado em plenário  e sancionado pelo governo do Estado.

Fonte: cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS