Connect with us

GERAL

Piauí é o segundo Estado na lista de decretos de emergência; Veja dados

Publicado

em

O governo federal reconheceu 3.747 decretos de situação de emergência e estado de calamidade pública no ano passado. O número, o maior de toda a série histórica da Secretaria Nacional de Defesa Civil, representa uma média de dez decretos reconhecidos por dia no país.

Ao todo, 1.940 cidades requisitaram ajuda (sendo que 2/3 delas fizeram isso mais de uma vez durante o ano). Ao decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública os municípios comunicam ao governo federal a ocorrência de um grande desastre natural e pedem a liberação de verba de emergência da União para tentar amenizar os danos.

A seca que assolou o Nordeste do país, considerada por alguns estados como a pior dos últimos 50 anos, fez com que 75% dos municípios da região tivessem decretos reconhecidos pela União. Treze cidades (11 do Piauí e duas da Bahia) tiveram situação de emergência reconhecida quatro vezes apenas em 2013.

A Bahia é o estado que concentra o maior número de municípios em emergência e calamidade (284) e é também o que detém a maior parcela dos decretos (680). O Piauí aparece logo atrás, com 612 reconhecimentos. No estado, 212 das 224 cidades entraram em emergência.

A maioria dos reconhecimentos (87%) se deu em razão de seca ou estiagem, que persiste em boa parte do país. Há também decretos por inundações, geadas e granizo, erosões e deslizamentos, incêndios, vendavais e tornado, doenças infecciosas virais e até um por infestação de uma praga em árvores.

Publicidade

Fonte: Com informações do G1

Facebook

MAIS ACESSADAS