Connect with us

GERAL

Piauí é um dos cinco estados que melhoraram a situação fiscal

Publicado

em

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo aponta levantamento do economista Raul Veloso que demonstra que o Piauí é um dos cinco estados que não piorou sua situação fiscal desde 2015 até agora. Enquanto Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais viram o déficit fiscal aumentar consideravelmente, Alagoas, Piauí, Paraná, Maranhão e Ceará conseguiram frear as quedas de receitas e equilibrar despesas.

O secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, ressalta que apesar da boa notícia, o cenário não mostra uma situação amplamente confortável, obrigando o Governo a manter todo tipo de gasto sob controle e empreendendo esforços para elevar as receitas. Ele cita que programas desenvolvidos pela equipe econômica do Estado foram essenciais para garantir o equilíbrio das finanças e não desequilibrar as contas.

“O Governo foi capaz de tomar medidas, incluindo algumas impopulares, para ao menos diminuir o déficit fiscal. Estamos numa situação melhor que os outros, mas precisamos ficar muito atentos. Tivemos crescimento da arrecadação própria de 12% em 2017, o que possibilitou sentir menos a queda do Fundo de Participação, que foi de 4% nominal. O incremento da arrecadação própria é fruto principalmente das ações da Sefaz, como tecnologia, malhas fiscais, sistemas de auditoria eletrônica, refis, proibição de um novo refis por cinco anos”, argumenta Rafael Fonteles.

Por outro lado, o gestor lembrou que as despesas públicas praticamente não podem ser reduzidas, porque são de natureza obrigatória, como folha de pagamento e manutenção de serviços públicos como educação, saúde e segurança pública. Fonteles explica que a melhoria do fluxo de pagamentos, decreto do governo para reduzir despesas correntes, parcelamento de reajustes salariais dentro das possibilidades financeiras levaram a redução do déficit fiscal. Rafael Fonteles argumentou ainda que, no entanto, a Previdência continua a demandar soluções e é preciso operações de crédito para tocar obras.

Por: João Magalhães – Jornal O Dia | Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS