Connect with us

GERAL

Piauí Energia limpa e provedores de internet tiram o sertão piauiense do isolamento

Publicado

em

Muitas localidades do sertão piauiense ainda nem são atendidas por serviços básicos, como o saneamento, mas a internet já está lá tirando moradores do isolamento e gerando emprego. É o caso do povoado Santa Teresa, a 80km do município de Lagoa do Barro, a 463km ao Sul de Teresina. Na comunidade, hoje todos os prédios públicos possuem internet, como escolas, por exemplo. O feito é graças ao investimento do empresário Ernandes Sousa, que viu nas dificuldades de se conectar ao mundo, uma oportunidade de inovar.

“O cliente nos procura e a gente vai até a comunidade e faz um estudo. A gente mapeia as casas e discute um ponto de viabilidade para instalar uma torre para atender a comunidade”, disse Ernandes ao Viva Piauí que Trabalha.

O primeiro investimento foi em uma lanhouse, que logo se transformou em provedor de internet. “Eu consegui trazer uma lanhouse para a localidade e posto telefônico, foi aí onde comecei a atender a comunidade, os caminhoneiros do posto fiscal, mas depois as pessoas começaram a querer internet nas suas casas”, lembra.

Os pequenos provedores de internet chegam hoje a locais onde os gigantes da comunicação não têm interesse no mercado. Eles já ocupam 78% das cidades brasileiras. A empresa de Ernandes, por exemplo, gera 9 empregos com mão de obra local. Para a professora Lourdes Maria, a internet trouxe novos autores para a escola.

“A gente não tinha recursos, era apenas o livro. Hoje temos novos pontos de vista, novos autores”, comemora.

Publicidade

Energia limpa

Além da internet, o setor de energia limpa também tira regiões do sertão piauiense do isolamento. A produção de energia eólica e solar tornou o Piauí referência. Em Lagoa do Barro, um empreendimento fabrica torres de energia, gerando emprego e renda, além de sonhos.

O estado produz hoje 60% mais energia do que produz. Só dos ventos é o 5º no país. Segundo a Secretaria de Mineração e Petróleo do Piauí, só com energia eólica há 60 empreendimentos em operação, 9 em construção e 19 a construir. Já com energia solar são 9 empreendimentos em operação, 14 em construção e 9 a construir.

 

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS