Connect with us

GERAL

Piauí não registra casos de variante Delta, aponta relatório

Publicado

em

O relatório produzido, após recebimento dos resultados de 100 amostras de pacientes do Piauí, enviadas à FioCruz, apontam que não há registro de pessoas infectadas com a variante Delta no Piauí.

De acordo com o relatório, das 100 amostras processadas foram obtidos 65 genomas com qualidade acima de 95% de cobertura e um genoma de 94%. Dentre os 66 genomas, todos foram indentificados como da linhagem Gamma, também conhecida como variante P.1.

‘’Este sequenciamento genético nos possibilita saber quais variantes circulam em nosso estado, felizmente não registramos casos de Delta no Piauí’’, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, a linhagem predominante é a P.1, inicialmente detectada em Manaus. Ainda segundo a coordenadora, atualmente esta é a variante que mais circula no estado. Dos casos que foram para sequenciamento, a maioria encontra-se nas idades de 20 e 45 anos de idade.

Os materiais colhidos são de pacientes de várias cidades do Piauí e referente às semanas epidemiológicas 16, 19, 20, 21, 25, e 26, e de idades que vão de 01 a 70 anos. Sendo 90% amostras representativas e 10% de casos relevantes (pessoas vacinadas, casos graves e pacientes que evoluíram para óbito.

Publicidade

Atualmente são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde as variantes Alpha, Beta, Gamma e Delta.

Fonte: Vi agora

Facebook

MAIS ACESSADAS