Piauí não registrou nenhum caso de malária em 2019
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 27/04/19

Piauí não registrou nenhum caso de malária em 2019

Entre os meses de janeiro e março de 2019 o estado do Piauí não registrou nenhum caso de malária. No mesmo período do ano de 2018 o estado já tinha apresentado quatro casos. Os dados são do Ministério da Saúde.

Além o Piauí, outros nove estados também não registraram casos da doença. São eles: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará.

PUBLICIDADE

Segundo Ministério da Saúde, 31.782 novos casos de malária foram registrados este ano, representando uma redução de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 51.076 casos foram notificados. Em todo o ano de 2018, o país contabilizou 194.271 casos da doença.

Doença

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por parasitos do gênero Plasmodium, transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles. O paciente com malária não é capaz de transmitir a doença diretamente para outra pessoa – é preciso que haja a participação do vetor.

Entre os principais sintomas estão febre alta, calafrios, tremores, sudorese ou dor de cabeça. Algumas pessoas, antes de apresentarem esses sintomas, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. A malária tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada em tempo oportuno, pode evoluir para formas graves.

Prevenção

Algumas medidas de prevenção incluem o uso de mosquiteiros impregnados com inseticidas; o uso de roupas compridas que protejam pernas e braços; a instalação de telas em portas e janelas; o uso de repelentes; evitar exposição em horários de maior atividade do mosquito; borrifação intradomiciliar com inseticida de efeito residual; e drenagem de áreas alagadas consideradas de risco para a transmissão da doença.

 

 

Fonte: GP1


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Com salários atrasados, funcionários da Limpel paralisam atividades de limpeza na Uespi

Funcionários da empresa Limpel, responsável pela manutenção da estrutura física da Universidade Estadual do Piauí, paralisaram as atividades na instituição. O protesto teve inicio na última quarta-feira (08/08) e como motivação

GERAL

Com time reserva, River sofre terceira derrota no Nordestão

O River perdeu a terceira partida na Copa do Nordeste na tarde desse sábado (22), no estádio Frei Epifânio, emImperatriz-MA. O Galo entrou em campo com o time reserva e foi derrotado pelo placar de

GERAL

Motivos que transformam a batata doce no alimento dos atletas

A batata doce é um dos tubérculos mais consumidos no Brasil. O alimento é uma fonte de carboidrato muito saudável e benéfica para a dieta, sendo bem consumida por quem