Connect with us

GERAL

Piauí não registrou nenhum caso de malária em 2019

Publicado

em

Entre os meses de janeiro e março de 2019 o estado do Piauí não registrou nenhum caso de malária. No mesmo período do ano de 2018 o estado já tinha apresentado quatro casos. Os dados são do Ministério da Saúde.

Além o Piauí, outros nove estados também não registraram casos da doença. São eles: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará.

PUBLICIDADE

Segundo Ministério da Saúde, 31.782 novos casos de malária foram registrados este ano, representando uma redução de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 51.076 casos foram notificados. Em todo o ano de 2018, o país contabilizou 194.271 casos da doença.

Doença

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por parasitos do gênero Plasmodium, transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles. O paciente com malária não é capaz de transmitir a doença diretamente para outra pessoa – é preciso que haja a participação do vetor.

Publicidade

Entre os principais sintomas estão febre alta, calafrios, tremores, sudorese ou dor de cabeça. Algumas pessoas, antes de apresentarem esses sintomas, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. A malária tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada em tempo oportuno, pode evoluir para formas graves.

Prevenção

Algumas medidas de prevenção incluem o uso de mosquiteiros impregnados com inseticidas; o uso de roupas compridas que protejam pernas e braços; a instalação de telas em portas e janelas; o uso de repelentes; evitar exposição em horários de maior atividade do mosquito; borrifação intradomiciliar com inseticida de efeito residual; e drenagem de áreas alagadas consideradas de risco para a transmissão da doença.

 

 

Publicidade

Fonte: GP1


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS