Connect with us

GERAL

Piauí recebe 47 denúncias de trabalho infantil em apenas um ano

Publicado

em

Em apenas um ano, foram feitas 47 denúncias na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no estado envolvendo trabalho infantil. Destas, 33 estão sendo investigadas e cinco foram confirmadas. Os dados foram discutidos no I Seminário Piauiense de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (SEPIETI) realizado nesta terça-feira (7).

O evento teve como tema: “O trabalho Infantil na Cadeia Produtiva: as marcas de um processo destruindo a infância” e marca o calendário de atividades da campanha “Ocupação de criança é ser criança”, da Prefeitura de Teresina.

As denúncias que chegaram à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, foram identificadas em postos de lavagem dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Parnaíba e Teresina; em restaurantes de Pedro II, Luís Correia e Teresina; trabalho degradante em fazendas, em São Miguel do Tapuio, dentre outras.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 200 mil crianças e adolescentes estão trabalhando no Piauí, o que representa 12% dos casos de trabalho infantil registrados no Brasil.

Para o procurador do Trabalho, Edno Moura, esta é uma questão em que a sociedade deve estar consciente. “Estamos buscando conscientizar a sociedade, colocar o poder público mais próximo da sociedade para tenha condição de visualizar esse trabalho sem a necessidade, efetivamente, de uma denúncia”, frisou.

Publicidade

De acordo com Villar Neto, técnico de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Teresina, esta questão parte do comportamento cultural. “Trabalho infantil é algo cultural. Nossos pais e nossos avôs trabalharam desde criança e acabam reproduzindo que o trabalho edifica o homem e que tem que ter trabalhar desde cedo. Mas estamos falando de realidade e contextos diferentes”, lembrou.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será lembrado no próximo domingo (12).

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS