Connect with us

GERAL

Piauí registra 100 novos casos de AIDS por ano e em 70% dos casos são homens

Publicado

em

A coordenadora de Doenças Transmissíveis (DST) da Secretaria Estadual da Saúde, Karina Amorim, informou nesta quinta-feira (23) que em 550 casos de AIDS foram registrados no Piauí em 2013. A maior parte, 374 atingem pessoas do sexo masculino entre 20 e 49 anos, ou seja, 70% dos casos são homens adultos. A declaração foi dada durante o Notícia da Manhã.

Karina Amorim destacou que a principal causa desse aumento é o comportamento das pessoas em relação à sua sexualidade, já que 80% são sexualmente transmissíveis.

“Eu acredito que falta de informação nem tato, porque é bem divulgado, todo mundo sabe o que é o HIV, pode não saber diferenciar da AIDS, já ouviu falar, sabe que é uma DST. Para o controle de epidemia da AIDS é a mudança de comportamento e isso é muito difícil. As equipes de saúde, que trabalham em educação, promover o comportamento do outro em mudar esse comportamento do outro em relação à sua sexualidade, que é um assunto tão individual, tão específico”, afirmou a coordenadora.

Ela destaca que o Brasil é destaque internacionalmente pelo controle e tratamento da epidemia, mas isso ocorre nas regiões Sul e Sudeste do país, já que no Norte e Nordeste houve um aumento de casos.  “Esses números poderiam estar ocultos, ou seja, as pessoas não sabiam da sorologia do HIV e só quando evoluiu para AIDS que tomaram conhecimento”, afirma Karina.

Para esse controle e tratamento mais eficaz, a coordenadora sugere que homens e mulheres, jovens e adultos, comecem a se avaliar desde adolescentes para serem diagnosticados o quanto antes.

Publicidade

“Temos percebido que todas as DSTs vêm aumentando ultimamente, como por exemplo, a sífilis, que é uma doença grave, mas o tratamento é fácil, o diagnóstico é fácil e oferece cura, diferente do HIV que ainda não tem, mas o Brasil tem saído na frente com um medicamento para controlar o vírus e não só a doença”, explica.

 

Cidade Verde

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS