Connect with us

GERAL

Piauí registrou 7,6 mil casos de dengue e 53 de microcefalia em 2015

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou, nesta terça (05/12), os números referentes aos casos de microcefalia no Piauí. O primeiro boletim epidemiológico do ano mostra que foram notificados 53 casos suspeitos relacionadas ao vírus Zika, com dois óbitos. Os dados foram copilados até o dia 3 de janeiro.

Até o momento, foram notificados casos suspeitos da doença em 20 municípios do Estado. E, para acelerar as ações de combate, o Governo do Estado decretou situação excepcional de emergência em saúde pública no Piauí pelo período de 180 dias.

O Decreto 16.327/2015 possibilita a execução imediata do plano de contingência da dengue, chikungunya e zika vírus elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde. Serão investidos R$5,5 milhões nas ações.

Leia também: Microcefalia: Piauí decreta estado de emergência e R$ 5 mi para combate

Medidas urgentes já foram colocadas em prática, como a instituição do Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia para investigar as causas que levaram ao aumento dos casos em 2015 em relação a 2014.

Publicidade

Outras medidas previstas no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia foram adotadas, como a elaboração do Plano Emergencial de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia; implantação das Salas de Coordenação e Controle para gerenciamento e monitoramento da microcefalia; treinamento de equipes multiprofissionais dos municípios e oficinas descentralizadas de sensibilização sobre Microcefalia nos territórios de desenvolvimento do Piauí.

DENGUE

Informações da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde, mostram que em 2015 no Piauí foram notificados 7.618 casos suspeitos de dengue, em 169 municípios. O número representa redução de 0,8% em relação a 2014.

“Apesar da pequena redução em relação ao mesmo período do ano passado, Estado, municípios e a sociedade em geral devem continuar em alerta para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”, declarou Ocimar de Alencar, supervisor de Entomologia da Diretoria da Unidade de Vigilência e Atenção à Saúde (Duvas).

Quanto à gravidade dos casos registrados, em 42 casos há sinais de alarme, 22 casos foram notificados como sendo a forma grave da doença. Sendo que destes, já foram confirmados 19 casos. Foram registrados, ainda, dois óbitos por dengue grave, confirmados por critério laboratorial.

Publicidade

Dos municípios com casos notificados de dengue, 23 apresentam alta incidência da doença, 41 apresentam média incidência e 105 estão com baixa incidência da doença.

Entre os municípios com maior incidência de dengue estão Alvorada do Gurguéia (1º), Campinas do Piauí (2º), Bonfim do Piauí (3º), Betânia do Piauí (4º), Miguel Leão (5º), Geminiano (6º), Campo Alegre do Fidalgo (7º), Teresina (8º), Sussuapara (9º) e Nossa Senhora dos Remédios (10º).

Relação dos dez municípios com maior número de casos suspeitos de dengue:

Teresina – 4.543
Picos – 302
Parnaíba – 215
São Raimundo Nonato – 80
Oeiras – 78
Alvorada do Gurguéia – 78
Pedro II – 66
Barras – 61
Esperantina – 49
Bom Jesus – 38

 

Publicidade

 

O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS