Connect with us

GERAL

Piauí tem mais de 755 mil doses de reforço da vacina contra Covid-19 em atraso, diz Sesapi

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou, nesta quarta-feira (15), que, até maio, havia pelo menos 755.519 doses de reforço da vacina contra Covid-19 em atraso no estado. O órgão afirmou que o dado é do painel Vigivac, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que acompanha a situação da imunização em todo o país.

De acordo com a secretaria, a informação levanta um alerta. “Uma vez que é essencial para o enfrentamento a pandemia que todas as pessoas completem o seu ciclo vacinal com todas as etapas de vacinação”, afirmou em nota.

O secretário de saúde, Néris Júnior, disse que todos devem se responsabilizar em completar o esquema vacinal, conforme recomendado pelas autoridades de saúde.

“Todos os especialistas e estudos apontam a necessidade de um ciclo de vacina completo para reduzir a chance de casos graves da doença. Assegurar a cobertura vacinal completa de todos é essencial para que os impactos da pandemia na saúde pública continuem reduzindo, como nosso estado vinha apresentando redução de casos e óbitos”, declarou o gestor.

Combate a variantes

A Sesapi afirmou que, além de reduzir a possibilidades de casos graves da doença e consequentemente reduzir a necessidade de internações na rede pública de hospitais, o ciclo vacinal completo reduz as chances do surgimento de variantes da doença.

Publicidade

O superintendente de atenção básica do órgão, Herlon Guimarães, explicou que a pessoa sem o esquema vacinal completo abre possibilidades para que o vírus evolua em seu organismo para estado mais grave, que pode levar ao óbito.

“É essencial evitarmos estes quadros graves. Outro ponto é que as brechas na saúde pública criadas por pessoas que não completam o esquema vacinal são grandes, aumento no número de casos e de casos graves, evolução para óbitos e o surgimento de variantes são resultados de esquema vacinal incompleto”, disse o superintendente.

Aumento de casos

Comitê recomentou uso de máscara em ambientes fechados no Piauí — Foto: Uber/Divulgação
Comitê recomendou uso de máscara em ambientes fechados no Piauí — Foto: Uber/Divulgação

O aumento do número de novos casos foi percebido em alguns estados brasileiros. No Piauí, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) adotou medidas para evitar que o número de casos volte a crescer, como a recomendação da volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

Além disso, o comitê orientou o Governo do Estado a reforçar o programa busca ativa, para identificação de novos casos, e a enviar testes de Covid-19 para os municípios. O esquema vacinal completo é a principal recomendação.

“É preciso que a população busque suas vacinas e complete seu esquema vacinal, pois, além das medidas adotadas pelos setores da saúde pública, o esquema vacinal completo é nossa principal arma para enfrentarmos a Covid e voltarmos a uma realidade mais próxima de antes da pandemia”, afirmou o secretario Néris Júnior.

Segundo o Vacinômetro da Sesapi, atualmente, o estado conta com 70,75% do público elegível com a primeira dose de reforço e apenas 11,66% da população elegível com sua segunda dose de reforço.

Publicidade

No estado, a vacina em primeira e segunda dose está liberada para toda população acima de 05 anos de idade, a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há 04 meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há 04 meses ou mais.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS