GERAL

Piauí terá número único para chamadas de emergência

Publicado

em

O cidadão piauiense não vai mais precisar decorar vários números de serviços de emergência como o da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (193), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros. O governador Wellington Dias sancionou a Lei de nº 6.759, de 13 de janeiro, que institui a criação de um Número Único para Chamadas de Emergência (Nutepi). Com a implantação do sistema, todas as chamadas telefônicas desses serviços serão atendidas a partir de uma Central de Atendimento de Chamadas de Emergências (Cacem). A modelagem de número único vem dando certo em alguns estados brasileiros.

Segundo o secretário da Segurança, Fábio Abreu, o número único vai, em uma situação de emergência, agilizar e facilitar a comunicação da população com os órgãos. “Atualmente, precisamos decorar vários números de urgência, o que é complicado em situações que exigem rapidez. Essa Central de Atendimento facilitará a comunicação dos piauienses em casos de emergência”, explicou o secretário.

Fábio Abreu informou que o Estado deverá investir em um sistema de Tecnologia da Informação (TI) para garantir o bom funcionamento do atendimento das chamadas. “O sistema de TI vai permitir que as ligações sejam atendidas com eficiência”, afirmou Abreu.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado vai estruturar uma central para receber todas as chamadas de emergência do Piauí. Após o atendimento inicial, a central vai direcionar o atendimento de acordo com o tipo de ocorrência. A nova lei estabelece um prazo de 90 dias, a partir da publicação da sanção, para que o Governo realize a implantação do novo sistema.

 

Publicidade

Governo do Piauí

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile