Connect with us

GERAL

Piauí vacinou 56% do público-alvo contra a gripe; Sesapi alerta para riscos

Publicado

em

Fonte: Arquivo / Cidadeverde.com

No Piauí, a vacinação contra a Influenza (gripe) atingiu apenas 56% do público-alvo, que é de cerca de 1,2 milhão de pessoas.

O imunizante está disponível nos postos de saúde e tem como grupo prioritário idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A manutenção do calendário vacinal é importante tanto para a proteção individual como para a saúde coletiva. É o que alerta a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), neste 9 de junho, data em que é comemorado o Dia Nacional da Imunização.

“Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é o melhor método para evitar doenças e infecções. A vacinação é essencial, também, para a proteção da saúde coletiva de toda sociedade. Neste dia da imunização chamamos atenção da população do Piauí, para que procure os postos de saúde de seus municípios e coloquem sua caderneta de vacina em dia”, lembra a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possui vacinas para mais de 30 doenças e disponibiliza cerca de 300 milhões de doses, anualmente. São mais de 38 mil salas de vacinação distribuídas pelo território nacional para que a população possa se imunizar.

Publicidade

No estado, além das vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunização, estão ainda em execução as campanhas contra a Influenza e a Covid-19, que tem como objetivo imunizar 90% do público-alvo de cada grupo prioritário.

Mesmo com o ponto facultativo decretado pela Prefeitura de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacina, hoje (09), a população de todas as idades aptas a receber as vacinas contra a gripe e a Covid-19, no Posto do Teresina Shopping.

“É essencial que nossa população continue buscando os postos de saúde e se protejam contra essas e todas as demais doenças com os imunizantes disponíveis no PNI. Desta forma vamos poder erradicar e também não permitir o retorno de doenças, que já foram erradicadas de nosso país”, destaca a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Vacinação contra a Covid-19

Com relação à campanha contra a Covid-19, o estado já aplicou mais de 9 milhões de doses. 367.213 pessoas receberam a vacina bivalente, disponível para a população acima de 18 anos, que tenha recebido pelo menos duas doses dos imunizantes monovalentes, com o intervalo de 04 meses.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS