PICOS | Aluna do CETI Mário Martins conquista medalha de ouro na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa no Piauí
Publicado por: Willians Sousa | Data: 04/12/18

PICOS | Aluna do CETI Mário Martins conquista medalha de ouro na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa no Piauí

A aluna do 3º ano, do Centro de Ensino em Tempo Integral Mário Martins, Thayany de Sousa Alves, foi a vencedora da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa. O certame teve como tema “Tecendo Saberes do Nosso Povo”. A escola fica localizada na rua Cícero Duarte, 160, no bairro Junco, em Picos.

De acordo com a diretora do Centro de Ensino, Irai Moura, a estudante conquistou medalha de ouro na categoria Artigo de Opinião. O artigo produzido, abordou o tema Saúde na U.T.I e foi orientado pela professora de língua portuguesa da unidade de ensino, professora Janaina Saraiva Barão.

O certame foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação onde participaram alunos das escolas da rede pública de todo Piauí. A diretora também destacou a nota obtida pelo artigo de opinião produzido pela aluna do terceiro ano.

“Foi uma conquista maravilhosa. Em todo o Estado do Piauí houve apenas três notas máximas, onde conquistamos uma delas que foi nota 10. A conquista desse mérito foi também graças ao esforço e dedicação da professora Janaina Varão” destacou a diretora.

Da esq. p/ direita: Professora Janaina Varão, aluna Thayany e a diretora Iraí Moura

De acordo a professora de língua portuguesa e orientadora, Janaina Varão, o Centro de Ensino Mário Martins trabalhou a produção de artigos com aproximadamente 80 alunos. Para a seleção dos artigos cuja categoria foi trabalhada pela escola, foi adotado critérios de avaliação envolvendo todos os setores da escola para escolha do melhor artigo produzido para concorrer a nível estadual.

“Aqui na escola trabalhamos com cerca de oitenta alunos do 2º e 3º ano. Adotamos como critério de avaliação envolvendo a direção, coordenação e professores. Após a avaliação apenas três alunos da escola concorreram a nível estadual” explicou a professora.

A aluna vencedora do concurso na categoria Artigo de Opinião, Thayany Alves, afirmou que a preparação se deu no início do mês de outubro. A aluna acrescentou que a ideia partiu da própria experiência de vida no que diz respeito ao tema do artigo. Segundo Thayany, a nota máxima obtida se deu através das orientações da professora orientadora, Janaina Varão.

“Quando surgiu a proposta do artigo logo pensei na área da saúde, no Hospital Regional de Picos, porque é algo que afeta não só a mim, mas afeta de modo geral a população. A professora Janaína me orientou de forma excelente. Agradeço de coração porque a dedicação e o empenho dela foi muito importante para a conquista dessa medalha” afirmou Thayany.

A III Olimpíada de Língua Portuguesa foi desenvolvida em diversas categorias como poemas, crônicas e artigos de opinião, tendo como objetivo incentivar os alunos da rede pública de ensino à produção de textos, visando o aprimoramento da escrita abordando acerca dos valores, da cultura e identidade do povo piauiense. O certame foi organizado e coordenado por um Comitê Gestor formado por representantes da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, do Instituto Federal de Educação (IFPI), da Secretaria Estado da Educação – SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC/Teresina, sob a supervisão da Próreitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da UESPI.

Os alunos participantes foram julgados inicialmente pela comissão escolar, depois uma municipal e por último a comissão estadual. Participaram da OLIMPI os alunos matriculados em 2018 em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas federal, estadual e municipal do estado do Piauí  e matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º- anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio modalidades regular, profissionalizante e EJA.

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Bebê de um ano morre por complicações de catapora no Piauí

Uma bebê de um ano de idade, identificada como Renata, morreu na madrugada desta quinta-feira(15) por complicações da varicela (catapora). Ela deu entrada no Hospital Leônidas Melo, por volta das

GERAL

Carmelina Moura toma posse como procuradora geral de Justiça dia 12

A promotora Carmelina Maria Mendes de Moura tomará posse como procuradora geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí no dia 12 de julho. Carmelina ficou em primeiro

GERAL

‘A verdade aparece cedo ou tarde’, afirma Neymar após depoimento

Após um depoimento de mais três horas de duração sobre a acusação de estupro da modelo Najila Trindade, o atacante Neymar afirmou que “está tranquilo” e que acredita que a