Connect with us

GERAL

PICOS | Aluna do CETI Mário Martins conquista medalha de ouro na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa no Piauí

Publicado

em

A aluna do 3º ano, do Centro de Ensino em Tempo Integral Mário Martins, Thayany de Sousa Alves, foi a vencedora da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa. O certame teve como tema “Tecendo Saberes do Nosso Povo”. A escola fica localizada na rua Cícero Duarte, 160, no bairro Junco, em Picos.

De acordo com a diretora do Centro de Ensino, Irai Moura, a estudante conquistou medalha de ouro na categoria Artigo de Opinião. O artigo produzido, abordou o tema Saúde na U.T.I e foi orientado pela professora de língua portuguesa da unidade de ensino, professora Janaina Saraiva Barão.

O certame foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação onde participaram alunos das escolas da rede pública de todo Piauí. A diretora também destacou a nota obtida pelo artigo de opinião produzido pela aluna do terceiro ano.

“Foi uma conquista maravilhosa. Em todo o Estado do Piauí houve apenas três notas máximas, onde conquistamos uma delas que foi nota 10. A conquista desse mérito foi também graças ao esforço e dedicação da professora Janaina Varão” destacou a diretora.

Da esq. p/ direita: Professora Janaina Varão, aluna Thayany e a diretora Iraí Moura

De acordo a professora de língua portuguesa e orientadora, Janaina Varão, o Centro de Ensino Mário Martins trabalhou a produção de artigos com aproximadamente 80 alunos. Para a seleção dos artigos cuja categoria foi trabalhada pela escola, foi adotado critérios de avaliação envolvendo todos os setores da escola para escolha do melhor artigo produzido para concorrer a nível estadual.

Publicidade

“Aqui na escola trabalhamos com cerca de oitenta alunos do 2º e 3º ano. Adotamos como critério de avaliação envolvendo a direção, coordenação e professores. Após a avaliação apenas três alunos da escola concorreram a nível estadual” explicou a professora.

A aluna vencedora do concurso na categoria Artigo de Opinião, Thayany Alves, afirmou que a preparação se deu no início do mês de outubro. A aluna acrescentou que a ideia partiu da própria experiência de vida no que diz respeito ao tema do artigo. Segundo Thayany, a nota máxima obtida se deu através das orientações da professora orientadora, Janaina Varão.

“Quando surgiu a proposta do artigo logo pensei na área da saúde, no Hospital Regional de Picos, porque é algo que afeta não só a mim, mas afeta de modo geral a população. A professora Janaína me orientou de forma excelente. Agradeço de coração porque a dedicação e o empenho dela foi muito importante para a conquista dessa medalha” afirmou Thayany.

A III Olimpíada de Língua Portuguesa foi desenvolvida em diversas categorias como poemas, crônicas e artigos de opinião, tendo como objetivo incentivar os alunos da rede pública de ensino à produção de textos, visando o aprimoramento da escrita abordando acerca dos valores, da cultura e identidade do povo piauiense. O certame foi organizado e coordenado por um Comitê Gestor formado por representantes da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, do Instituto Federal de Educação (IFPI), da Secretaria Estado da Educação – SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC/Teresina, sob a supervisão da Próreitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da UESPI.

Os alunos participantes foram julgados inicialmente pela comissão escolar, depois uma municipal e por último a comissão estadual. Participaram da OLIMPI os alunos matriculados em 2018 em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas federal, estadual e municipal do estado do Piauí  e matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º- anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio modalidades regular, profissionalizante e EJA.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS