Connect with us

GERAL

PICOS | APAPI promoverá Feirinha de Adoção de animais no próximo sábado, 12

Publicado

em

A ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) promoverá uma Feirinha de Adoção de animais no próximo sábado, 12, a partir das 17h00, no Piauí Shopping Center. Segundo a vice-presidente da ONG, Sanya Elaine, serão postos para adoção 10 gatos e 20 cães, a maioria filhotes, embora o número possa ser um pouco maior. A APAPI tem promovido desde a sua fundação eventos na tentativa de encontrar um lar para os animais abandonados.

“Nós fazemos as feiras de adoção em um total desespero, pois são tantos animais abandonados que a gente sai coletando nas ruas, e ainda não temos uma estrutura física, que a gente possa abrigar esses animais, o que é lamentável, por não termos esse apoio”, comentou Elaine.

A questão financeira é outro agravante. Sanya Elaine informou que durante três meses a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, quando gerida pela jornalista Maria Santana, fez a doação de ração e vacina para a ONG, mas desde que ela deixou a pasta, a ajuda foi cortada.

A militante em favor dos direitos dos animais tenta conscientizar as pessoas para que ao invés de comprarem cães e gatos de criadores, que adotem animais, uma vez que são milhares os que precisam de um lar. Ela calcula em três mil o número de cães e gatos abandonados em Picos.

“O que uma pessoa vai ganhar ao adotar um animal? Ela vai ganhar amor. Porque adotar é valorizar a vida. Um cão ou um gato é capaz de sentir emoções, e sofrem tanto quanto a gente”, declarou.

Publicidade

Sanya Elaine informa que ao conseguirem promover a adoção de um animal, a APAPI faz o acompanhamento de como o bichinho está sendo tratado. As pessoas assinam termos de adoção se comprometendo a cuidar bem dos mascotes. “Temos a preocupação de estar em contato com aquela família para saber como aquele animal está, como se fossemos assistentes sociais”, relatou.

No momento uma das principais lutas da APAPI tem sido em busca de conseguir a aprovação da lei de castração gratuita dos animais aqui em Picos. Até lá, a ONG tem parceria com diversas clínicas veterinárias da cidade.

Texto: Jailson Dias

Imagens: Apapi

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS