PICOS | Diretor da Casa Apis acredita em produção recorde de mel em 2019
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 28/12/18

PICOS | Diretor da Casa Apis acredita em produção recorde de mel em 2019

O diretor da Casa Apis de Picos, Antônio Leopoldino Dantas, o Sitonho, concedeu entrevista a nossa reportagem e falou sobre a expectativa dos apicultores da região em relação à safra de mel para o próximo ano. Segundo o apicultor, as chuvas que já caíram foram suficientes para garantir alguns tipos de floradas, responsáveis pela alimentação das abelhas.

Este período é chamado de entressafra e a proximidade do período chuvoso é uma época importante para quem trabalha com apicultura.

Sitonho, diretor geral da Casa Apis (Foto: Isael Pereira)

“A expectativa é muito boa, principalmente porque as chuvas chegaram muito cedo, ainda no mês de dezembro e as principais floradas, floram agora, de dezembro para janeiro, e isso nos traz uma perspectiva de uma safra recorde para 2019”, falou Sitonho.

O clima ideal para a produção de mel é com estações secas e úmidas bem definidas. Desta forma, há uma maior concentração das floradas logo após o período chuvoso. Também convém que não seja muito frio nem muito quente. O ideal é de 20 a 30 graus.

Sitonho acrescenta ainda que as chuvas que já caíram na região garantem boa parte da produção de mel para o ano. “Nós temos um período de produção de seis meses, que vai de dezembro até junho, então se continuar chovendo da forma que está, porque as chuvas estão vindo de forma bem distribuídas, que é o principal; chove, faz sol, que é tudo que a abelha gosta. Então se permanecer do jeito que está, as previsões que nós estamos ouvindo, a tendência é de ter uma grande safra de mel este ano”.

Os municípios de Picos e Simplício Mendes são os maiores produtores e exportadores de mel do Piauí. Os Estados Unidos são os grandes compradores do nosso produto, que tem um preço diferenciado fora do país.

 

 

 

Fonte: Grande Picos

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Mesmo com chuvas, baixo nível dos rios do Piauí preocupa ambientalistas

Apesar das constantes chuvas, o baixo nível de água dos rios Parnaíba e Poti preocupa os ambientalistas. O rio Parnaíba sofre atualmente com a degradação das margens, enquanto o Poti

Com salários atrasados, médicos plantonistas paralisam atendimentos no Piauí

O Pronto Socorro que atende moradores dos municípios de Buriti dos Lopes, Caxingó e Caraúbas do Piauí está sem atendimento médico por parte dos plantonistas. Os médicos plantonistas que trabalham

GERAL

Motorista morre e dois ficam feridos após acidente na BR-230

Uma colisão frontal entre dois veículos de passeio resultou na morte de Antônio José do Nascimento, condutor de um carro modelo Gol, placa ainda não confirmada. O acidente ocorreu nesta quinta-feira