Connect with us

GERAL

PICOS | Diretor da Casa Apis acredita em produção recorde de mel em 2019

Publicado

em

O diretor da Casa Apis de Picos, Antônio Leopoldino Dantas, o Sitonho, concedeu entrevista a nossa reportagem e falou sobre a expectativa dos apicultores da região em relação à safra de mel para o próximo ano. Segundo o apicultor, as chuvas que já caíram foram suficientes para garantir alguns tipos de floradas, responsáveis pela alimentação das abelhas.

Este período é chamado de entressafra e a proximidade do período chuvoso é uma época importante para quem trabalha com apicultura.

Sitonho, diretor geral da Casa Apis (Foto: Isael Pereira)

“A expectativa é muito boa, principalmente porque as chuvas chegaram muito cedo, ainda no mês de dezembro e as principais floradas, floram agora, de dezembro para janeiro, e isso nos traz uma perspectiva de uma safra recorde para 2019”, falou Sitonho.

O clima ideal para a produção de mel é com estações secas e úmidas bem definidas. Desta forma, há uma maior concentração das floradas logo após o período chuvoso. Também convém que não seja muito frio nem muito quente. O ideal é de 20 a 30 graus.

Sitonho acrescenta ainda que as chuvas que já caíram na região garantem boa parte da produção de mel para o ano. “Nós temos um período de produção de seis meses, que vai de dezembro até junho, então se continuar chovendo da forma que está, porque as chuvas estão vindo de forma bem distribuídas, que é o principal; chove, faz sol, que é tudo que a abelha gosta. Então se permanecer do jeito que está, as previsões que nós estamos ouvindo, a tendência é de ter uma grande safra de mel este ano”.

Os municípios de Picos e Simplício Mendes são os maiores produtores e exportadores de mel do Piauí. Os Estados Unidos são os grandes compradores do nosso produto, que tem um preço diferenciado fora do país.

Publicidade

 

 

 

Fonte: Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS