Connect with us

GERAL

Picos e mais 7 cidades do Piauí contarão com testes para detecção do Zika

Publicado

em

O Ministério da Saúde disponibilizou para o Piauí, 2.375 testes rápidos para detecção do Zika Vírus. A diretora do Laboratório Central do Estado (LACEN), Walterline Carvalho, explicou que a Secretaria Estadual de Saúde recebeu 95 kits, contendo 25 em cada.

Os kits serão distribuídos em oito cidades. Além de Teresina, também serão contemplados Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Corrente, Piripiri e São Raimundo Nonato. “Nós [Lacen], juntamente com a Vigilância Epidemiológica do Estado, avaliamos os casos de Zika em 2016 e decidimos distribuir nos municípios onde tiveram mais ocorrências”, explicou.

Na Capital, as grávidas e bebês recém-nascidos que estiverem com suspeita da doença e que são atendidos pela rede pública de Saúde, poderão fazer o teste na Maternidade Dona Evangelina Rosa e no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

“No dia 10 de fevereiro vamos fazer o treinamento aqui na Capital, mas com a presença dos profissionais de Saúde dos outros sete municípios e depois disso, vamos começar a distribuição. Sobre o teste, é rápido, mas o resultado demora alguns dias, não sei ainda precisar quantos dias, porque ainda vamos sentar novamente para ver essa e outras coisas”, ressaltou a diretora do Lacen.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Piauí é o Estado que apresenta a maior evolução dos casos investigados, sendo resolvidas 90% destas ocorrências. Conforme o último Boletim Epidemiólogico da Sesapi que compara 2015 com 2016, foi constatado um aumento de três (em 2015) casos de Zika para 1.379 (em 2016).

Publicidade

Já em relação à dengue, houve uma queda de 32,3%, com 6.432 casos em 2015 e quase a metade em 2016 (3.389). Porém também hou um aumento nas ocorrências de Chikungunya, sendo seis notificações em 2015 e 59 no ano passado. Ambas as doenças têm como causador o mosquito Aedes Aegypti, que também pode transmitir a febre amarela.

GP1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS