Picos e mais 7 cidades do Piauí contarão com testes para detecção do Zika
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 01/02/17
Comments 0

Picos e mais 7 cidades do Piauí contarão com testes para detecção do Zika

O Ministério da Saúde disponibilizou para o Piauí, 2.375 testes rápidos para detecção do Zika Vírus. A diretora do Laboratório Central do Estado (LACEN), Walterline Carvalho, explicou que a Secretaria Estadual de Saúde recebeu 95 kits, contendo 25 em cada.

Os kits serão distribuídos em oito cidades. Além de Teresina, também serão contemplados Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Corrente, Piripiri e São Raimundo Nonato. “Nós [Lacen], juntamente com a Vigilância Epidemiológica do Estado, avaliamos os casos de Zika em 2016 e decidimos distribuir nos municípios onde tiveram mais ocorrências”, explicou.

Na Capital, as grávidas e bebês recém-nascidos que estiverem com suspeita da doença e que são atendidos pela rede pública de Saúde, poderão fazer o teste na Maternidade Dona Evangelina Rosa e no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

“No dia 10 de fevereiro vamos fazer o treinamento aqui na Capital, mas com a presença dos profissionais de Saúde dos outros sete municípios e depois disso, vamos começar a distribuição. Sobre o teste, é rápido, mas o resultado demora alguns dias, não sei ainda precisar quantos dias, porque ainda vamos sentar novamente para ver essa e outras coisas”, ressaltou a diretora do Lacen.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Piauí é o Estado que apresenta a maior evolução dos casos investigados, sendo resolvidas 90% destas ocorrências. Conforme o último Boletim Epidemiólogico da Sesapi que compara 2015 com 2016, foi constatado um aumento de três (em 2015) casos de Zika para 1.379 (em 2016).

Já em relação à dengue, houve uma queda de 32,3%, com 6.432 casos em 2015 e quase a metade em 2016 (3.389). Porém também hou um aumento nas ocorrências de Chikungunya, sendo seis notificações em 2015 e 59 no ano passado. Ambas as doenças têm como causador o mosquito Aedes Aegypti, que também pode transmitir a febre amarela.

GP1

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Teresina

Sem negociação: Teresina completa uma semana sem ônibus nas ruas

A greve dos motoristas de ônibus de Teresina continua e entrou nesta segunda-feira (25) em sua segunda semana. Há sete dias que o transporte público municipal se encontra totalmente parado, de modo que nem

ESPORTES

Flamengo perde nos pênaltis para o Racing e está fora da Libertadores

O Flamengo lutou muito, mas está fora da Copa Libertadores. Os rubro-negros empataram por 1 a 1 com o Racing-ARG no tempo normal, mas foram superados nos pênaltis por 5 a 3. No primeiro tempo,

Picos

Prefeitura de Picos realiza reformas nas escolas do município

Com recursos próprios do município, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando reformas em mais de 15 escolas da Rede Municipal de Ensino, com