Connect with us

GERAL

PICOS | Faculdade R. Sá está entre as melhores do Piauí, segundo o Índice Geral de Cursos

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, divulgou na última quarta-feira, 8 de março, os resultados dos indicadores de qualidade da educação superior de 2015. A Faculdade R. Sá ficou entre as melhores do Piauí, conquistando nota 3 no Índice Geral de Cursos do ano de 2015. O IGC, que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior do país e é construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Das 35 instituições de ensino superior do Estado do Piauí, a Faculdade R. Sá está entre as 10 melhores, segundo o índice geral de cursos.

Dos oito cursos da Faculdade R. Sá quatro foram avaliados pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) no ano de 2015: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis figuram entre os 4 melhores cursos do Piauí, ambos com CPC 4. Direito é o sétimo no ranking dos 25 avaliados no estado do Piauí e o primeiro na macrorregião de Picos, com CPC 3. Já o curso de Jornalismo, é o segundo melhor do Piauí, com CPC  3. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) varia de 1 a 5 e é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) obedece a um calendário trienal, correspondente ao ciclo avaliativo do Enade. Dos 11 cursos melhor avaliados no Piauí, dois deles são da Faculdade R. Sá: Administração e Ciências Contábeis.

Para a Vice-Diretora Roberta Mara de Deus Urtiga o resultado é o reflexo do trabalho conjunto entre professores, alunos e demais colaboradores da instituição. “Esse conceito avalia os serviços oferecidos pela Faculdade desde o atendimento no Núcleo Estudantil ao conteúdo compartilhado em sala de aula e, com isso, confirma-se a satisfação que é fazer parte da Faculdade R. Sá. Aproveito para, mais uma vez, parabenizar os nossos alunos que tiveram um excelente comprometimento e desempenho nos exames realizados”.

O Procurador Institucional, Auderi Martins Carneiro Filho comemora os resultados. “Enquanto Procurador Institucional da Faculdade R. Sá, responsável pelos processos de gestão dos indicadores dos cursos e da própria instituição, recebi com muita alegria os índices divulgados pelo MEC. Os indicadores divulgados confirmam a qualidade da instituição e dos seus cursos, refletindo também o sério trabalho coletivo realizado pela Direção, corpo docente e auxiliares administrativos da Faculdade R. Sá, aliado ainda à competente atuação dos nossos alunos nos exames realizados. Todos os que compõem a Faculdade R. Sá estão de parabéns!”, destacou o Procurador.

Sobre os Resultados
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes no Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; organização didático-pedagógica do curso; infraestrutura da instituição e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional dos alunos. O indicador é calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade.

Publicidade

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado por IES e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas. Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPC de seus cursos de graduação.

Ascom

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS