Connect with us

GERAL

PICOS | Novos protocolos são adotados e Unidades de Saúde farão o monitoramento referente à Covid-19

Publicado

em

Em reunião, realizada na Prefeitura de Picos, nesta terça-feira, 20 de agosto, foram discutidos sobre os novos protocolos que serão adotados em Picos referente à atuação das UBS, frente a Covid-19.

No encontro, ficou definido, sobre o processo descentralização do atendimento das pessoas sintomáticas para Covid-19, onde as Unidades Básicas de Saúde – UBSs, serão responsáveis pelo acompanhamento, testagem e tratamento de pessoas infectadas com o coronavírus.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robson Cley, explicou que o atendimento vai ser realizado na Unidade Básica de Saúde, por ser a porta de  entrada, e por  fica mais fácil para fazer o tratamento e o monitoramento.

“Sabemos que Picos está com índice de transmissão elevadíssimo, então fica mais fácil a pessoa fazer o atendimento na UBS, receber o tratamento e ser monitorado, facilitando também para a equipe saber quem é o paciente, monitorar, tratar e dar alta. Quando estava centralizado em um único local, muitas vezes se perdia essas informações, e queremos controlar a covid-19 na cidade, e uma  estratégia melhor, é que as unidades de saúde sejam a porta de entrada para esses pacientes”, afirmou.

Ele ainda informou, que a previsão é de que as medicações sejam destinadas às UBS. “A pessoa apresentou os sintomas, ela vai se dirigir até a unidade de saúde, vai receber atendimento médico e já vai sair de lá com a medicação”, finalizou.

Publicidade

A coordenadora da Atenção Básica, Ionara Holanda, disse que a intenção é que a unidade de saúde, ganhe uma relevância maior no cenário de  acompanhamento, tratamento, monitoramento de pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19. “O que queremos é que as pessoas estejam mais próximas das equipes de saúde, e os profissionais, por conhecerem e trabalharem com aquela comunidade de forma rotineira,  tem grande propriedade para fazer esse acompanhamento, “explicou.

Ionara ressaltou que  o acompanhamento já vem sendo realizado, mas como o ponto de atenção maior da cidade estava centralizado no CIEM, muitas informações eram perdidas para as unidade de saúde. “Nossa ideia é que agora todo tratamento, acompanhamento e testagem seja feito na UBS para que o paciente possa ser melhor assistido”, finalizou.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS