Connect with us

Alagoinha do Piauí

PICOS | Reunião sobre vans irregulares termina sem acordo concreto com STTRAM

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), às 10h00, na sala do secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirillo, um encontro entre ele e uma comissão formada por motoristas que fazem linha de cidades da macrorregião para Picos, a fim de entrarem em um acordo sobre a movimentação destes veículos no perímetro picoense.

A reunião foi requerida ontem (30), após manifestação dos motoristas nas BR’s da cidade e em frente à Prefeitura Municipal. Entre os escolhidos para compor a comissão, estava João Batista de Sousa, mais conhecido por João Quinôr, representante da Cooperativa dos Transporte de Passageiros de Del, que faz linha de Dom Expedito Lopes a Picos. Ele relatou que não tiveram como oficializar as reivindicações em pauta, mas que farão até o fim da tarde.

“Infelizmente não pudemos decidir nada por não termos trazido a pauta por escrito, e até entendo a posição do secretário em requerer isso, mas ele abriu o espaço para conversarmos e, pelo que entendi, poderemos chegar a um acordo. Dentro da lei, claro! Nós não queremos nada fora da lei. Esse é o objetivo. Ontem foi muito puxado, fisicamente, para mim, por isso não tive tempo de parar para elaborar essa pauta, mas temos até o fim do dia para trazê-la. E cremos que ela vai ser atendida, dentro da lei, sem nenhuma vírgula de erro. Porque o que queremos é tempo para que os veículos que não estão prontos para agirem na lei, se adequem, ou então rodem da forma que entenderem e arquem com as consequências”, declarou.

Em torno de 90 veículos fazem parte da cooperativa, mas somente cerca de 30 carros possuem documentação legalizada para o transporte de passageiros.

Segundo o secretário de Trânsito, Edilberto Cirillo, nunca chegou à STTRAM pedido para que ele, como gestor, se reunisse com os motoristas que fazem o transporte de pessoas da macrorregião para Picos e que andam ilegais.

Publicidade

“Eles não trouxeram nenhuma pauta do que querem. Relataram que querem o cumprimento de uma lei do Código de Trânsito Brasileiro, que é mais voltada para a questão do Uber. Estarei esperando que entreguem a pauta de reivindicação para ver, de fato, o que eles estão querendo. Nunca houve nenhum pedido, nenhuma pauta entregue a nós. Ficamos até surpresos com a reivindicação ontem, porque nunca fomos notificados por pauta alguma. Mas quero dizer, também, que vamos continuar o nosso trabalho normalmente. O município zela pelas vidas. Transporte é vida. Trânsito é vida. Não se brinca com isso. Qualquer acidente, qualquer descuido são vidas que se vão e não voltam nunca mais. Então, nosso cuidado e zelo é cuidar das pessoas que vêm a Picos”, ponderou.

Edilberto Cirillo disse ainda que o exigido é o mínimo para que haja zelo para com a vida do passageiro. “O que o município está exigindo? Apenas que os veículos estejam regulamentados junto ao Estado, que tenham seguro de passageiros e o veículo seja vistoriado por um engenheiro mecânico, para que este diga que aquele determinado veículo tem condições de transportar passageiros. Não podemos abrir mão do essencial que é o cuidado com a vida”.

O secretário mencionou ainda que, por mais que muitos desgostem do trabalho da STTRAM na cidade, o objetivo principal, que é zelar pelas vidas, diminuindo o número de acidentes de trânsito, principalmente com vítimas fatais, está sendo alcançado.

“Quando assumimos de 2015 para 2016, tivemos 34 vítimas fatais em 2016. Esse ano, já estamos concluindo o mês de julho e não tivemos nenhuma vítima fatal nem agora, nem em junho. Foram cinco vítimas fatais no restante dos meses, sendo todas nas BR’s ou PI’s, sem nenhuma dentro de nossa jurisdição, ou seja, dentro da cidade em si. Então o trabalho é esse: cuidar de vidas. Fazer a prevenção para que não aconteçam acidentes, pois, quando acontece, as consequências são inimagináveis. Essa rigidez, como eles dizem, é para que tenham o cuidado necessário para transportar pessoas”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS