GERAL

Picos terá primeira integrante do Conselho Federal da OAB da sua história

Publicado

em

A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) –  Subsecção de Picos, e para a presidência da OAB – Seccional do Piauí, realizada no último sábado, 24, trouxe algumas novidades para a classe jurídica da cidade, dentre elas a eleição para o Conselho Federal da OAB da advogada e professora da Faculdade R.SÁ, Andreya Lorena. Essa é a primeira vez na história que Picos terá um representante no órgão máximo da OAB no Brasil.

Andreya Lorena integrou a Chapa 04, “Independência OAB”, encabeçada pelo advogado Celso Barros, eleito presidente da Seccional do Piauí. Além dela, também foi eleito titular do Conselho Estadual o advogado e professor universitário Fabrício Bezerra Alves de Sousa. Para suplentes do Conselho Estadual foram eleitos o advogado, professor universitário e coordenador do curso de Direito da R.SÁ, Adriano Silva Borges, e o advogado Éverton Valter. O advogado e professor universitário José Urtiga de Sá Júnior foi eleito para o cargo de vice-diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI).

O Conselho Federal da OAB tem a atribuição de administrar a entidade em nível de Brasil. Cada estado da federação indica três representantes eleitos. Andreya Lorena salientou que antes do início do período eleitoral o então candidato Celso Barros a convidou para ser uma das conselheiras federais, fato inédito para a advocacia local.

“E Picos foi contemplada, oferecida uma vaga em meu nome, então, quem ganha hoje é a advocacia picocense, porque agora vamos mostrar nossa força, porque forte, sempre fomos. A cidade tem em torno de 750 advogados, de um conhecimento jurídico reconhecido em todo o estado, mas nunca tínhamos feito parte dos órgãos de gestão federal da OAB”, declarou.

Conselheiro estadual eleito Fabrício Bezerra

Publicidade

Para a professora Andreya as eleições ficaram para trás, devendo haver, a partir de agora, a união da categoria. “Hoje, quem vai ser representado no Conselho Federal não é a chapa A ou a chapa B, é toda a advocacia da região, então só tenho a agradecer”, ressaltou.

O Conselho Federal da OAB tem várias atribuições devido a legitimidade da OAB no país, que transcende a representação da categoria. “Quanto a representatividade da própria sociedade, quanto a parte da organização financeira da OAB, quanto a parte de organização financeira da OAB e os espaços de clubes da instituição”, explicou.

Conselheiro estadual eleito Adriano Borges

A posse dos conselheiros federais e estaduais está prevista para janeiro de 2019, juntamente com a diretoria eleita.

Biografia

Publicidade

Andreya Lorena é picoense, formada em Direito pela Universidade de Fortaleza – CE (UNIFOR) e é mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A sua atuação jurídica se dá, principalmente, no direito público.

Vice-diretor da CAAPI eleito José Urtiga de Sá Júnior (camisa azul)

 

 

Fonte: Folha Atual

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile