Connect with us

GERAL

Pio IX garante bons indicadores no ranking estadual do Previne Brasil

Publicado

em

O município de Pio IX garantiu bons resultados nos indicadores de saúde do programa Previne Brasil referente ao 3º quadrimestre de 2022 – Q3, que avalia o atendimento à população na rede de Atenção Básica à Saúde.

O ranking foi divulgado nesta sexta-feira (27), pelo Ministério da Saúde. Pio IX aparece na 20ª colocação dentre os 224 municípios do Piauí.

De acordo com os dados do MS, o Indicador Sintético Final (ISF) de Pio IX é de 9,90%. O município é gerido pelo prefeito Silas Noronha, eleito nas últimas eleições de 2020 com 6.437 votos.

Vale ressaltar que de dezembro de 2022 para o início de janeiro deste ano, foram entregues 3 veículos para a Secretaria de Saúde, sendo dois Fiat Mobi e um Fiat Toro.

Prefeito Silas Noronha

O último veiculo – o 3º – foi entregue no dia 04 de janeiro do corrente ano durante solenidade de posse do novo secretário, o vereador licenciado Jônatas Leite.

Jonjon recebe chaves das mãos do prefeito Silas Noronha – Foto: Ascom

Jonjon como é conhecido, destacou que o resultado obtido no Previne Brasil é fruto do trabalho dos profissionais de saúde, principalmente da enfermeira Cíntia que monitora o desenvolvimento do programa.

Secretário Jônatas Leite durante evento de apresentação aos profissionais de saúde de Pio IX – Foto: Ascom

“Pio IX está cumprindo os indicadores e o objetivo do trabalho é melhorar cada dia a saúde do município”, destacou Jonjon.

Previne Brasil

Publicidade

O Previne Brasil é um modelo de financiamento da Atenção Primária que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais.

O objetivo do programa é promover grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.

Indicadores avaliados no Previne Brasil

O resultado referente ao terceiro quadrimestre de 2022, tem como base os sete indicadores que avaliam o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios à população. São eles: Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado); Saúde da Mulher (Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS); Saúde da Criança (Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza tipo b e Poliomielite inativada) e Condições Crônicas (Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre).

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS