Pio IX realiza primeira Plenária Municipal de Saúde
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 12/04/19

Pio IX realiza primeira Plenária Municipal de Saúde

A primeira Plenária Municipal de Saúde de Pio IX aconteceu nessa quinta-feira (11), com a presença de autoridades locais, vereadores, diversos profissionais da saúde, servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), agentes de endemias e comunitários da saúde, usuários e população em geral. O evento foi realizado pela Prefeitura de Pio IX, por meio do Conselho Municipal da Saúde, e ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Semec).

O tema desta primeira edição foi sobre “Democracia e Saúde”. Um momento oportuno para propor a participação da comunidade na elaboração de propostas de políticas públicas para os serviços de saúde do município a serem encaminhadas para os setores estaduais e federais.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, ressalta que a Plenária da Saúde é uma oportunidade importante para debater temáticas do setor, além de avaliar as principais necessidades do Sistema Único de Saúde. “Sou uma eterna admiradora do Sistema Único de Saúde, apesar das limitações. Continuo achando que é um grande sistema e desejo a todos os participantes um bom evento. Um abraço a todos os trabalhadores do SUS e espero que os debates possam beneficiar mais ainda a nossa população”, frisa a prefeita Regina Coeli.

O secretário municipal da Saúde, Luís Pereira, fala sobre o trabalho de prevenção com novas ações e ideias, como fator importante para a Saúde do município. “Nosso maior desafio no SUS é atuar a prevenção, pois saúde é consequência de uma série de fatores que precisam ser considerados, por exemplo, o estilo de vida, alimentação saudável, combate a endemias, atendimento ao usuário e muito mais. Então, a presença de cada profissional e população foi essencial para esse debate que obteve novas propostas de ações na saúde”, comentou.

O palestrante Joab Cavalcante, que é vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, falou sobre a importância das plenárias municipais como uma forma do fortalecimento do controle social e para a sociedade discutir eixos sobre a Saúde como um direito, Consolidações do SUS e Financiamento.

“Debatemos a saúde dentro da plenária para, juntos, fazermos um Sistema de Saúde mais forte e humanitário, com o objetivo maior de descongelar a Emenda Constitucional 95/2016 e, assim, vamos começar a avançar na questão do financiamento.  Essa plenária está bem mesclada, bem participativa e com certeza vamos sair daqui com propostas em níveis estadual e nacional”, avalia o vice-presidente Joab Cavalcante.

 

 

 

Fonte: Ascom


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Criminosos se passam por profissionais da saúde e aplicam golpes em pacientes no Piauí

Uma ação criminosa está chamando atenção da Polícia do Piauí. Quadrilhas estão usando o nome de profissionais de Saúde e aplicando golpes em familiares de pacientes internados nos hospitais públicos

Jaicós

Concurso da Câmara de Jaicós tem prazo de inscrição prorrogado; veja novo cronograma!

A Câmara de Jaicós prorrogou o prazo de inscrição do concurso público destinado ao preenchimento de vagas em cargos públicos efetivos existentes no quadro pessoal do Poder Legislativo Municipal. O

Record exibe reportagem de médico do Piauí que era viciado em anestésico

O Jornal da Record iniciou nesta segunda-feira (05/09) uma série de reportagens sobre uma investigação do caso de médicos que estão morrendo e se mantando pelo uso indiscriminado de medicamentos,