Francisco Macêdo

Plano de cargos e carreira da Educação é discutido em Francisco Macedo

Publicado

em

Com a finalidade de reformular e adequar o Plano de Cargos e Carreira (PCR), do município de Francisco Macedo, a Secretaria de Educação realizou nesta sexta-feira, (27) a 1ª Reunião da Comissão Organizadora do PCR da gestão do prefeito Nonato Alencar. Durante o encontro foi discutido o diagnóstico e a reformulação do Plano de Cargo e Carreiras e realizado estudos direcionado a impacto financeiro e receitas proveniente ao município.

Segundo o secretário de Educação, Virgílio Alencar, esse documento é de fundamental importância para reestruturar o plano no município com visão de planejamento e adequação dentro dos padrões exigidos pelo MEC.  “Buscamos esta primeira formação a fim de se inteirar sob o conhecimento das despesas e impacto sobre a aplicação dos recursos”, explica.

O encontro contou com a assistência técnica do representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME – PI, professor Antônio Silva que forneceu subsídios para adequação do PCR. “O plano de carreira do magistério deve contemplar itens como a formação inicial e continuada, o processo de escolha de diretores das escolas, o número máximo de alunos por sala de aula, o sistema de avaliação, a progressão funcional”, destaca a o representante que é exemplo na orientação de planos na cidade de Tanque do Piauí.

Os municípios têm prazo até 31 de dezembro deste ano para elaborar planos de carreira para os professores e os profissionais da educação básica de suas redes. A exigência, prevista na lei do piso nacional dos professores em 2008, agora tem diretrizes fixadas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).  Entre os presentes na reunião, técnicos da SME e Prefeitura, bem como tesoureiro e presidente do Cacs Fundeb.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile