Connect with us

Fronteiras

Poetisa natural de Fronteiras é diplomada na Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Publicado

em

A poetisa natural da cidade de Fronteiras, Maria Ilza Bezerra Sousa, foi diplomada nesta quarta-feira, 17 de maio, acadêmica da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

Ilza ocupa a Cadeira nº 23, patronímica de Capistrano de Abreu. A diplomação foi conferida pela instituição que tem sede no Rio de Janeiro, pelo presidente Almir Oliveira de Gusmão.

“Mais uma conquista”, comemorou a poetisa em sua rede social.

Ilza Bezerra nasceu no município de Pio IX. No entanto, escolheu ser natural de Fronteiras-PI, ao fazer sua certidão de nascimento aos 18 anos, onde passou boa parte dos seus anos.

Professora em Letras Português / Inglês, tem vasta experiência em sala de aula, do ensino fundamental, bem como ensino superior na área de língua e literatura, se destacando entre os grandes educadores de Fronteiras.

Ilza foi alfabetizada pela sua mãe (costureira), conhecida como Maria de Nequim e seu primeiro contato com a leitura foi através dos romances de cordel entre os quais podemos citar alguns: Iracema, O Pavão Misterioso, Coco Verde e Melancia. Encantada, Ilza levava adiante seu conhecimento, lendo diariamente para seus pais, vizinhos, crianças e idosos.

Publicidade

O cordel sempre marcante em sua vida, deixou em sua história seu primeiro namorado, o qual surgiu em uma roda de cordel e somente mais tarde a mesma descobriu os clássicos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Universal.

Em 2017, passou a morar em Picos, onde graciosamente tornou como cenário das suas narrativas em cordel, um dos seus Reinos. A poetisa Ilza Bezerra foi eleita em 2022 para ocupar a Cadeira nº 28 da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

Obras da Autora:

A autora possui um livro poema: “Tudo é um Momento” e onze livros de cordéis publicados: “Nas Garras do Gavião”, “Maria das Tiras”, “A Saga de Antônio dos Andores”, “Anjos Ignorados no Vale do Guaribas”, “Dona Marluce – A sabedoria Vestida com o Robe da Simplicidade”, “Juanita das Sete Eiras”, “Os Fantasmas Secretos de Maria dos Anjos”, “A Saga Shakespeariana de Romeu e Julieta”, “Dona Guidé – Um Coração de Colibri”, “O Carisma Cordimariano de Maria Helena” e “Nísia Floresta – Entre Lutas e Controvérsias”.

Da redação Cidades na Net com informações da Alerp

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS